ATIVIDADE DE ENSINO INTEGRADORA DOS CURSOS DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: SIGNIFICANDO A EXPERIÊNCIA

Autores

  • Silvia Regina Guimarães de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Alzira Maria Baptista Lewgoy Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) http://orcid.org/0000-0002-7312-3111
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) http://orcid.org/0000-0003-4653-5732

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i3.87076

Resumo

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciou, em 2012, a atividade de ensino (disciplina) integradora compartilhada entre os cursos de graduação da área da saúde. A disciplina acontece em cenários de prática da Atenção Primária à Saúde e tem como dispositivo pedagógico o estudo do território. Esta pesquisa analisou a experiência da atividade de ensino integradora da UFRGS, buscando a compreensão de seus sentidos para a educação de profissionais da saúde. Foi realizado um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, cujo campo de investigação é a atividade de ensino integradora. A produção de dados envolveu a análise do plano de ensino da disciplina e dos portfólios construídos pelos estudantes de um dos grupos de tutoria, de 2012 a 2016. A análise do material textual utilizou a técnica da análise de conteúdo temática na perspectiva de Bardin. Três categorias emergiram do material textual analisado: as vivências no território; o aprendizado junto às Agentes Comunitárias de Saúde; o aprender juntos a trabalhar juntos e os ganhos para a formação a partir de uma disciplina integradora. Competências colaborativas voltadas especialmente à clareza dos papeis e responsabilidades entre diferentes profissões e respeito às responsabilidades e competências de cada profissão marcaram as narrativas dos estudantes. O desafio da proposta está na possibilidade do avanço nas atividades interprofissionais em saúde realizadas por esse grupo, de modo que ultrapassem a descrição da observação do território. Atividades de ensino curriculares na graduação que incluam os princípios da educação interprofissional devem ser estimuladas na formação dos profissionais da saúde.

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Biografia do Autor

Silvia Regina Guimarães de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicóloga. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS. 

Alzira Maria Baptista Lewgoy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Serviço Social. Professora da Graduação do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS. 

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS. 

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

MEDEIROS, S. R. G. de; LEWGOY, A. M. B.; TOASSI, R. F. C. ATIVIDADE DE ENSINO INTEGRADORA DOS CURSOS DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: SIGNIFICANDO A EXPERIÊNCIA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 137–150, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i3.87076. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/87076. Acesso em: 16 abr. 2024.

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