QUEM APRENDE O QUE E COM QUEM? EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E INTERSETORIALIDADE COMO DESAFIOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS

Autores

  • Dagmar Estermann Meyer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiz Fernando Calage Alvarenga Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sandra dos Santos Andrade Departamento de Habilitações Pedagógicas e ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba
  • Jeane Félix Universidade Federal da Paraíba
  • José Geraldo Soares Damico Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i3.86577

Resumo

O artigo resulta de pesquisa realizada em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social de um município da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, responsáveis pela implementação de programas de ‘inclusão social’. Apoia-se na educação permanente em saúde em articulação com teorizações pós-estruturalistas e a análise cultural. O trabalho de campo envolveu a realização de um curso de formação com técnicos (as) e gestores (as), e também grupos focais. Esta análise explora dimensões de duas questões que direcionaram a pesquisa: que aprendizagens podem ser construídas em processos educativos participativos desta natureza? E quem aprende o que, com quem, sobre o quê? Discutiram-se ‘cenas’ que colocaram a intersetorialidade em foco, permitindo o reposicionamento de técnicos (as) e da equipe de pesquisa em relação aos aprendizados esperados. Destaca-se, especialmente, o que foi identificado como entraves e desafios para a implementação e a efetivação da intersetorialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dagmar Estermann Meyer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é professora colaboradora convidada, com credenciamento ativo, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero.

Luiz Fernando Calage Alvarenga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atua como professor adjunto no Curso de Fisioterapia do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na área de Saúde Coletiva.

Sandra dos Santos Andrade, Departamento de Habilitações Pedagógicas e ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba

Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenadora da Área de Formação Pedagógica e Linguagem, Chefe-substituta do Departamento de Ensino e Currículo da FACED, Integrante do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero (GEERGE) e Coordenadora Adjunta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC 2016-17).

Jeane Félix, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Habilitações Pedagógicas e ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

José Geraldo Soares Damico, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Professor do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva (UFRGS), Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UFRGS) .

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política nacional de educação permanente em saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 63 p. (Série B. Textos básicos de saúde).

CECCIM, R. B. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface Comunic., Saúde, Educ., Botucatu, v. 9, n. 16, p. 161-177, set. 2004/fev. 2005.

CECCIM, R. B.; FERLA, A. A. Educação e saúde: ensino e cidadania como travessia de fronteiras. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 6, p. 443-456, 2009.

CECCIM, R. B. Desenvolvimento de competências no trabalho em saúde: educação, áreas do conhecimento e profissões no caso da saúde. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 6, p. 253-277, 2012.

COSTA, B.; BRONZO, C. Intersetorialidade no enfrentamento da pobreza: o papel da implementação e da gestão. In: FARIA, C. A. (Org.). Implementação de políticas públicas: teoria e prática. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2012.

DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1995.

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1995. p. 231-249.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. Paulo: Martins Fontes, 2004.

GILES, J.; MIDDLETON, T. Studying culture: a practical introduction. Oxford: Blackwell Publishers, 1999.

HALL, S. Representation: cultural representation and signifying practices. London: Sage; Open University, 1997.

JUNQUEIRA, L. A. P. Intersetorialidade, transetorialidade e redes sociais na saúde. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 35-45, 2000.

KERGOAT, D. Da divisão do trabalho entre os sexos. Tempo Social, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 88-96, 1989.

MEYER, D. E. E. Abordagens pós-estruturalistas de pesquisa na interface educação, saúde e gênero: perspectiva metodológica. In: MEYER, D. E. E.; PARAÍSO, M. A. (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p. 47-62.

MEYER, D. E. E. et al. Políticas públicas: imperativos e promessas de inclusão social. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 22, n. 85, p. 1001-1026, 2014a.

MEYER, D. E. E. et al. Vulnerabilidade, gênero e políticas sociais: a feminização da “inclusão social”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 885-904, 2014b.

MULLER, P. S. I. Análise das políticas públicas. Pelotas: Educat, 2002.

PACKER, M. The science of qualitative research. New York: Cambridge University Press, 2011.

PARAÍSO, M. A. Raciocínios generificados no currículo escolar e possibilidades de aprender. In: LEITE, C. et al. (Org.). Políticas, fundamentos e práticas do currículo. Porto: Porto Editora, 2011. p. 147-160.

SANTIN, G.; HILLESHEIM, B. Educação permanente em saúde e governamentalidade biopolítica: uma análise genealógica. Revista Polis e Psique, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 43-60, 2013.

SASSAKI, R. K. Panorama geral da inclusão social. In: SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE LIMEIRA SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, 1., 2003, Limeira. Anais...Limeira, 2003.

SHORE, C.; WRIGHT, S. Anthropology of policy: critical perspectives on governance and power. London: Routledge, 1997.

SILVA, T. T. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

THOENIG, J. C. Politique publique. In: BOUSSAGUET, L.; JACQUOT, S.; RAVINET, P. (Org.). Dictionnaire des politiques publiques. Paris: Les Presses de Sciences Po, 2006. p. 328-335.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

MEYER, D. E.; ALVARENGA, L. F. C.; ANDRADE, S. dos S.; FÉLIX, J.; DAMICO, J. G. S. QUEM APRENDE O QUE E COM QUEM? EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E INTERSETORIALIDADE COMO DESAFIOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 104–119, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i3.86577. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/86577. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)