Reflexões sobre a pessoa e a profissão do professor na área da saúde

Autores

  • Rita Mattiello Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Barbara Freiberger Schaefer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Caren Ferreira do Nascimento Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Cristina Sebastião Matushita Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Debora Montenegro Pasin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Eduardo Andre Gomes Krieger Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Fernanda Braga Seganfredo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Fernanda Dallazen Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Gislaine Verginia Baroni Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Josiel Schilling Poeta Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Karina Nique Franz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Leticia Manoel Debon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Licerio Vicente Padoin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Lilian Peres Righetto de Araujo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Luiza Tweedie Preto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Marcelo Cardoso Barros Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Marcia Cristina Gonçalves de Oliveira Moraes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Mariele Cunha Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Marina Azambuja Amaral Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Nathassia Kadletz Aurich Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Patricia Molz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Ricardo Chmelnitsky Wainberg Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Ivan Antonello Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i2.85365

Resumo

Este artigo deriva de um conjunto de ideias experimentadas por discentes do Programa de Pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em uma disciplina que procurou conhecer melhor o docente típico e suas atipias. O texto pretende auxiliar no entendimento de quem é o professor na área da saúde. Discute o sujeito e sua obra, para além do já conhecido modelo centrado na profissão da saúde que exerce e que procura ensinar. Antes de docente, o professor é uma pessoa. Como pessoa, precisa sentir-se estimada e estimar ao outro (aluno). Ao prosperar em seu trabalho, o docente tem compromissos para com o desenvolvimento intelectual e moral de seus alunos e o planejamento de ações para que exerça a percepção crítica da realidade. A relação ensino-aprendizagem com o educando deve favorecer a análise de valores necessários ao convívio social. Na área da saúde, é requisitado ao aluno aprender a fazer, sendo pouca importância referida ao aprender a conhecer, ao aprender a ser ou a viver em comunhão com os pares. É essencial ter a percepção de que o professor necessita, inicialmente, acolher a si próprio: entender quem é ele, como é e porque chegou ali. A construção da identidade profissional docente é um processo contínuo estabelecido pelo domínio de sua área de ensino, pelos conhecimentos pedagógicos voltados à aprendizagem dos alunos e experiência docente, além das relações sociais do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Mattiello, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde e Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Barbara Freiberger Schaefer, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Caren Ferreira do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Cristina Sebastião Matushita, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Debora Montenegro Pasin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Eduardo Andre Gomes Krieger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Fernanda Braga Seganfredo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Fernanda Dallazen, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Gislaine Verginia Baroni, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Josiel Schilling Poeta, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Karina Nique Franz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Leticia Manoel Debon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Licerio Vicente Padoin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Lilian Peres Righetto de Araujo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Luiza Tweedie Preto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Marcelo Cardoso Barros, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Marcia Cristina Gonçalves de Oliveira Moraes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Mariele Cunha Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Marina Azambuja Amaral, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Nathassia Kadletz Aurich, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Patricia Molz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Ricardo Chmelnitsky Wainberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Ivan Antonello, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Referências

ALVES, R. Escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Papirus Editora, 2002.

CASTANHO, M. E. Professores de ensino superior da área da saúde e sua prática pedagógica. Interface comun. saúde educ., Botucatu, v. 6, n. 10, p. 51–61, 2002.

COSTA, N. M. S. C.; CARDOSO, C. G. L. V.; COSTA, D. C. Conceptions about the good professor of medicine. Rev. bras. educ. méd., Rio de Janeiro, v. 36, n. 4, p. 499–505, out./dez. 2012.

DELORS, J. Learning: the treasure within. Unesco, 1998.

DELPRETTE, A.; DELPRETTE, Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Petrópois: Vozes, 2001.

FREIRE, P. Carta aos professores. Estud. av., São Paulo, v. 15, n. 42, p. 259–268, 2001.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GRILLO, M. C.; LIMA, V. M. R. Especificidades da avaliação que convém conhecer. In: GRILLO, M. C. et al. (Org.). Por que falar ainda em avaliação? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. p. 15-21. Disponível em:

< http://www.pucrs.br/edipucrs/porquefalaraindaemavaliacao.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2018.

GRILLO, M. C.; GESSINGER, R. M. Constituição da identidade profissional, saberes docentes e prática reflexiva. A gestão da aula universitária na PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 35-42. Disponível em:

< http://www.pucrs.br/edipucrs/agestaodaaula.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2018.

KRAMER, S.; SOUZA, S. J. Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996.

LIMA, V. M. R.; GRILLO, M. C. O fazer pedagógico e as concepções de conhecimento. In: GRILLO, M. C. et al. (Org.). A gestão da aula universitária na PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 21-31. Disponível em:

< http://www.pucrs.br/edipucrs/agestaodaaula.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2018.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2014.

MORIN, E. A cabeça bem-feita. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

PALMER, P. J. The heart of a teacher: identity and integrity in teaching. Change: the magazine of higher learning, San Francisco, v. 29, no. 6, p. 14-21, Nov./Dez. 1997.

PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Saberes e competências em uma profissão complexa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

STEDILE, M. I. O professor como gestor da sala de aula. Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE na área de Pedagogia. Universidade Estadual de Maringá, Umuarama, 2009.

VARGAS, C. P. Resenha TARDIF, M. Saberes dicentes e formação proffissional. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação. Juiz de Fora, v.10, p. 143-145, jan./dez. 2008. Disponível em:

<https://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/article/view/56/1925>. Acesso em: 25 jul. 2018.

Downloads

Publicado

2018-08-08

Como Citar

MATTIELLO, R.; SCHAEFER, B. F.; NASCIMENTO, C. F. do; MATUSHITA, C. S.; PASIN, D. M.; KRIEGER, E. A. G.; SEGANFREDO, F. B.; DALLAZEN, F.; BARONI, G. V.; POETA, J. S.; FRANZ, K. N.; DEBON, L. M.; PADOIN, L. V.; ARAUJO, L. P. R. de; PRETO, L. T.; BARROS, M. C.; MORAES, M. C. G. de O.; RIBEIRO, M. C.; AMARAL, M. A.; AURICH, N. K.; MOLZ, P.; WAINBERG, R. C.; ANTONELLO, I. Reflexões sobre a pessoa e a profissão do professor na área da saúde. Saberes Plurais: Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 25–33, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i2.85365. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/85365. Acesso em: 30 set. 2022.