Preceptoria como modalidade de ensino na saúde: atuação e características do preceptor cirurgião-dentista da atenção primária

Autores

  • Patrícia Flores Rocha
  • Cristine Maria Warmling
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v1i1.63716

Resumo

Este estudo de caso de abordagem qualitativa propôs-se a compreender a atuação do

preceptor, cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde, na formação em Odontologia,

analisando características para a preceptoria. A pesquisa aconteceu em Porto Alegre, Rio

Grande do Sul. A coleta de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas com

estudantes e preceptores (n=20), observação participante e análise documental. A preceptoria

é uma modalidade de ensino na saúde reconhecida e presente na formação de cirurgiões-

dentistas. O preceptor tem um papel fundamental na orientação, explicação, escuta e

aproximação/inserção do estudante no processo de trabalho interdisciplinar em equipe

multiprofissional, sendo uma referência para o estudante no serviço. Desafios foram

apontados quanto ao processo de avaliação do estudante pelo preceptor no período do estágio

e quanto à formação pedagógica dos cirurgiões-dentistas para o ensino na saúde. O

fortalecimento da relação universidade-serviço- preceptor deve ser (re) construído

continuamente pela aproximação/apoio permanente da universidade aos preceptores.

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Publicado

2018-08-07

Como Citar

ROCHA, P. F.; WARMLING, C. M.; TOASSI, R. F. C. Preceptoria como modalidade de ensino na saúde: atuação e características do preceptor cirurgião-dentista da atenção primária. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.54909/sp.v1i1.63716. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63716. Acesso em: 28 mar. 2024.

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