Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança?

Autores

  • Iane Maria da Silva
  • Paulo Peixoto Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v1i1.63714

Resumo

No  processo  de  trabalho  em  equipe,  mudanças  sempre  são  difíceis,  pois  desarrumam modos de ser, ativar e organizar o trabalho. Na saúde, essa dificuldade também  se impõe,  porque  envolve  especialização,  interdisciplinaridade,  especificidades  tecnológicas  que  se  inovam  continuamente,  conforme  o  avanço  da  ciência.  Por  isso  se  evidencia  para  aquele  que  pensa  formação  na  saúde  e  no  trabalho  a  seguinte  questão:  as  estratégias  pedagógicas  (formas  de  Educação  Permanente)  para  trabalhadores  especializados  proporcionam mudanças na atenção à saúde? Analisar as atividades educativas (Educação na Saúde)  que  pretendem  dar  conta  das mudanças  no  processo  de trabalho  em  um  hospital  de  ensino, visto que a tecnologia e os serviços prestados tendem à complexidade. Para tanto, a  metodologia  utilizada  é  um  Estudo  de  Caso  com  abordagem  qualitativa.  Os  dados  foram  obtidos por meio da observação participante da pesquisadora e de seus registros em diário de  campo construídos durante o encontro (capacitação) dos trabalhadores do Hospital MaternoInfantil Presidente Vargas. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio com 6 participantes dos respectivos encontros e profissionais  atuantes no Hospital. Os dados obtidos foram analisados utilizando a técnica do Discurso do  Sujeito Coletivo segundo Lefévre et al. (2003).

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Publicado

2018-08-07

Como Citar

DA SILVA, I. M.; ALBUQUERQUE, P. P. Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança?. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.54909/sp.v1i1.63714. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63714. Acesso em: 16 abr. 2024.

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