O ACOLHIMENTO E O TRABALHO DE ENFERMEIROS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: PRÁTICAS DE CUIDADO

Autores

  • Fabiane Cristina Enzveiler UFRGS
  • Cristine Maria Warmling UFRGS
  • Fabiana Schneider Pires ufrgrs

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v4i2.109879

Resumo

O enfermeiro no Sistema Único de Saúde compõe a equipe multiprofissional da Estratégia da Saúde da Família e atua vinculado aos usuários e às famílias e tem papel fundamental na equipe de saúde, principalmente no que tange à ampliação da cobertura e melhoria da qualidade do atendimento, através das consultas de enfermagem, tendo o acolhimento, como uma ferramenta no seu processo de trabalho. O estudo teve como objetivo compreender o trabalho dos enfermeiros e o uso das tecnologias de cuidado para suas práticas na Rede de Atenção em Saúde em um município do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul. A entrevista foi utilizada como instrumento de pesquisa com enfermeiros atuantes nas Estratégias de Saúde da Família do município. Os dados produzidos foram analisados pela análise de discurso, das quais emergiram categorias: a compreensão da prática profissional, o acolhimento como prática da atenção básica, a construção de uma tecnologia de cuidado e os espaços de produção de si. Os resultados e análises indicam que, em sua prática profissional os participantes se utilizam do acolhimento em diferentes dimensões: como tecnologia para o trabalho, como o uso de si por si e pelos outros e como competência profissional. Para além de ser um arranjo tecnológico para responder às demandas nas unidades de saúde, o acolhimento surge como uma relação intersubjetiva, produzindo efeitos que ultrapassam a assistência, criando espaços de produção de si no trabalho. Assim como a tecnologia, o cuidado é construído socialmente e o enfermeiro ao conectar-se com as tecnologias, faz uso delas como uma ferramenta de trabalho, mas o seu trabalho o transforma em um ser do cuidado em saúde, abrindo espaços para os processos de subjetivação e para as negociações do uso de si por si e o uso de si por outros em seu cotidiano de trabalho.

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Enfermagem. Acolhimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Cristina Enzveiler, UFRGS

Enfermeira, Discente no Mestrado no Programa de Pós-graduação Ensino na Saúde/UFRGS. Email: enzveiler.fabiane@gmail.com

Cristine Maria Warmling, UFRGS

Docente Programa de Pós-graduação Ensino na Saúde/UFRGS e Programa de Pós-graduação Avaliação de Tecnologias para o SUS/GHC.     Email: crismwarm@gmail.com

 

Fabiana Schneider Pires, ufrgrs

Docente do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia da UFRGS, docente do Programa de Pós-graduação Ensino na Saúde/FAMED/UFRGS. Email: fabianaspires@gmail.com

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea. Cadernos de Atenção Básica n. 28. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

SCHWARTZ, Y. Os ingredientes da competência: um exercício necessário para uma questão insolúvel. Educ. Soc., Campinas , v. 19, n. 65, p. 101-140, dez. 1998.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

ENZVEILER, F. C.; WARMLING, C. M.; PIRES, F. S. O ACOLHIMENTO E O TRABALHO DE ENFERMEIROS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: PRÁTICAS DE CUIDADO. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 129–132, 2020. DOI: 10.54909/sp.v4i2.109879. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109879. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Boletim informativo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>