WORKING IN A MULTICULTURAL WORLD: A GUIDE TO DEVELOPING INTERCULTURAL COMPETENCE

Fabiana Schneider Pires

Resumo


O livro ‘Working in a multicultural world: a guide to developing intercultural competence’ traz uma visão global sobre o papel das competências interculturais no cotidiano de trabalho, construindo em seu guia de desenvolvimento de competências um rico percurso que inclui vivências, experiências e envolvimento em cenários multiculturais ao redor do mundo. A forma como acontecem as relações no mundo do trabalho, as interações e seus efeitos são fatores significativos do desenvolvimento pessoal dos trabalhadores. Nardon oferece um guia com estrutura abrangente para entender as interações interculturais e desenvolver habilidades para as situações que o trabalho contemporâneo exige de cada um de nós trabalhadores. Ao aproximar as competências para o trabalho em saúde, percebemos o quanto há em comum, posto ser uma atividade humana – o trabalho – e, para o caso da saúde, uma possibilidade de novos percursos para o cuidado e atenção em saúde. O livro desperta muito interesse ao propor uma metodologia para identificação e desenvolvimento das habilidades e competências que podem (re)conduzir as relações interpessoais, em suas mais diferentes versões: situações de trabalho, de lazer e de relacionamento interpessoal. Com uma leitura agradável, propõe exercícios, momentos de reflexão e uma sólida base teórico-metodológica para abordar este relevante tema, aproximando as análises da autora às complexas competências que o mundo do trabalho em saúde desperta nos profissionais.

Palavras-chave: Competência Cultural. Trabalho. Desempenho Profissional.


Texto completo:

PDF

Referências


IANNI, O. A sociedade global. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

LOPES, M. C. R. Subjetividade e trabalho na sociedade contemporânea. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 91-113, jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462009000100005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000100005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 dez. 2020.

NARDON, L. Working in a multicultural world: a guide to developing intercultural competence. Toronto: University of Toronto Press, 2017.

RAMOS, N. Cuidados de saúde e comunicação na sociedade multicultural: discutindo interculturalidade (s), práticas e políticas em saúde. Revista inter-legere, Natal, v. 1, n. 11, p. 30-51, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4300/3505. Acesso em: 14 dez. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.