POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Luciane Magalhães Corte Real UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL https://orcid.org/0000-0002-3641-8332
  • Luciane Marilei Pereira Stepanski Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS https://orcid.org/0000-0003-3175-9266
  • Jaqueline dos Santos Picetti Secretaria Municipal de Porto Alegre
  • Luisa Guazzelli Sirangelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v5i1.109424

Resumo

O mundo já viveu muitas pandemias e pode-se dizer que cada uma delas modificou as relações interpessoais, como por exemplo a gripe espanhola, em que as pessoas tiveram que fazer isolamento e tomar cuidados para não infectar parentes e amigos. Com a pandemia de COVID-19, a necessidade de distanciamento e isolamento social também transformam a convivência entre as pessoas. Nesta perspectiva, a presente pesquisa investiga as aprendizagens relatadas por seus participantes durante este período, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória tendo como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas disponibilizado no Google Formulários. Os participantes referem impactos positivos e negativos em suas vidas e, quanto aos impactos positivos, as aprendizagens. Foram encontradas três categorias que se relacionam, a saber, aprendizagens dentro nas relações humanas, organização do tempo e consumismo. Há preocupação em como empregar o tempo disponível e sobre o consumo de mercadorias sem a devida necessidade. Nas relações interpessoais, as aprendizagens se voltam para a vida e sua qualidade, para a saúde e o aproveitamento do tempo para família, amigos e lazer. 

Palavras-chave: Aprendizado. COVID-19. Pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Magalhães Corte Real, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Professora da Faculdade de Educação da UFRGS. Dra em Informática na Educação (PGIE/UFRGS) Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), Psicóloga (UFRGS). Pesquisadora na Educação a Distância, Psicologia da Educação e Adolescência.

Luciane Marilei Pereira Stepanski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

Bolsistas de Iniciação Científica 2020/2021, Graduanda de Licenciatura em Filosofia. Licenciada no Curso de Pedagogia a Distância.Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Professora do Estado do Rio Grande do Sul. 

Jaqueline dos Santos Picetti, Secretaria Municipal de Porto Alegre

Dra. e Mestre em Educação/FACED/UFRGS.

Luisa Guazzelli Sirangelo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Graduanda de Artes Visuais (UFRGS)

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

CORTE REAL, L. M.; STEPANSKI, L. M. P.; PICETTI, J. dos S.; SIRANGELO, L. G. POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS NA PANDEMIA DE COVID-19. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 72–91, 2021. DOI: 10.54909/sp.v5i1.109424. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109424. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos originais