POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS NA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v5i1.109424Resumo
O mundo já viveu muitas pandemias e pode-se dizer que cada uma delas modificou as relações interpessoais, como por exemplo a gripe espanhola, em que as pessoas tiveram que fazer isolamento e tomar cuidados para não infectar parentes e amigos. Com a pandemia de COVID-19, a necessidade de distanciamento e isolamento social também transformam a convivência entre as pessoas. Nesta perspectiva, a presente pesquisa investiga as aprendizagens relatadas por seus participantes durante este período, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória tendo como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas disponibilizado no Google Formulários. Os participantes referem impactos positivos e negativos em suas vidas e, quanto aos impactos positivos, as aprendizagens. Foram encontradas três categorias que se relacionam, a saber, aprendizagens dentro nas relações humanas, organização do tempo e consumismo. Há preocupação em como empregar o tempo disponível e sobre o consumo de mercadorias sem a devida necessidade. Nas relações interpessoais, as aprendizagens se voltam para a vida e sua qualidade, para a saúde e o aproveitamento do tempo para família, amigos e lazer.
Palavras-chave: Aprendizado. COVID-19. Pandemia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).