ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19

Cidália de Fátima Carvoeiras Nobre, Miguel Ângelo Nobre Guerreiro

Resumo


Este texto oferece uma reflexão sobre a importância do ensinar e aprender em tempos da pandemia COVID-19, já que as escolas tiveram de se adaptar à nova realidade e a interação estabelecida no processo de ensino e aprendizagem, até aqui desenvolvida na sala de aula presencial, precisou ser transposta para os meios digitais através do designado ensino remoto de emergência. Estas alterações conduziram à prática reflexiva, ao reconhecimento da importância do feedback dos vários intervenientes e à importância da escuta ativa, ou seja, não escutar somente as palavras dos alunos, mas também a sua comunicação não-verbal, possibilitando compreender a totalidade da mensagem dos mesmos. 

Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Pandemias. COVID-19. 


Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, I. Reflexão crítica sobre o pensamento de Schon e os programas de formação de professores.

Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 11-42, jul./dez. 1996. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-25551996000200002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33577/36315. Acesso em: 11 dez. 2020.

BEHAR, P. A. O ensino remoto emergencial e a educação à distância. UFRGS - Jornal da Universidade, Porto Alegre, jul. 2020. Disponível em:

https://www.ufrgs.br/jornal/o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 11 dez. 2020.

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 12. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1991.

JESUS, S. Bem-estar dos professores: estratégias para realização e desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora, 1998.

LAZURE, H. Viver a relação de ajuda: abordagem teórica e prática de um critério de competência de enfermeira. Lisboa: Lusodidacta, 1994. p. 7-22.

MELO, A. L. C. F. A. Ser professora em tempo de pandemia - (Covid –19). In: ALVES, J. M.; CABRAL, I. (ed.). Ensinar e aprender em tempo de COVD-19: entre o caos e a redenção. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2020. p. 18-23. Disponível em:

http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/SAME/Ebook_Ensinar_e_aprender_em_tempos_de_COVID_19.pdf?fbclid=IwAR1pMseP7ccWmCL4iashdgRwJGKxcfFPYUELc--kLU5PyrUkpydo74YTLEA. Acesso em: 11 dez. 2020.

MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. Acesso em: 11 dez. 2020.

PHANEUF, M. Comunicação, entrevista, relação de ajuda e validação. Loures: Lusociência, 2005. p. 22-92.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.