PERCEPÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS PARTICIPANTES DO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE SOBRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL

Autores

  • Paloma Silva de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Alaine Azevedo Barbosa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Alícia Cynthia Bispo dos Anjos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Aldaisa Oliveira da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ana Paula de Souza Cunha Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Carlos Henrique Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Iasmin Adami Almeida Rolim Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Vinicius Santos Barros Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Charles Souza Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Gisele da Silveira Lemos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v4i2.107756

Resumo

O Planejamento Estratégico Situacional (PES) torna-se uma ferramenta para a criação de práticas colaborativas, sendo utilizado como estratégia principal na perspectiva da elucidação dos problemas encontrados no espaço social na busca da assistência qualificada. Este estudo teve como objetivo descrever a experiência de alunos do PET-Saúde Interprofissionalidade em realizar um PES no Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS ad). Trata-se de um estudo descritivo, realizado no período de julho de 2019 a fevereiro de 2020, no qual oito discentes conheceram a infraestrutura, os profissionais da Unidade de Saúde, usuários atendidos, atualizaram os prontuários quanto aos dados sociodemográficos e à saúde atual e realizaram atividades. Ao longo do estudo, os universitários executaram o  PES em quatro momentos: no explicativo, identificaram-se os problemas e as necessidades relacionados ao atendimento na Unidade de Saúde; no normativo, foram elencados os objetivos para solucionar os problemas identificados; no momento estratégico, foram definidas as barreiras para o planejamento adequado das atividades e, no tático-operacional, foram realizadas ações como a horta comunitária, com palestra explicativa, a roda terapêutica sobre o Setembro Amarelo e as salas de espera sobre diversos temas. A realização do PES no CAPS ad qualificou a assistência desenvolvida aos usuários, permitiu o conhecimento da Unidade, aprofundou o conhecimento teórico sobre o assunto e possibilitou uma base de trabalho mais efetiva para a equipe de saúde. Foi possível conhecer o foco de trabalho do grupo PET-Saúde Interprofissionalidade, identificando forças desestabilizadoras externas e internas que operam no contexto (problemas de estrutura física, desarmonia entre a equipe, ausência de um Projeto Terapêutico Singular planejado de forma colaborativa), favorecendo a visualização das prioridades a partir do levantamento de dados, dos problemas e das necessidades. Os alunos, neste processo, puderam se integrar a uma realidade específica, identificar e estudar problemáticas buscando resolvê-las de maneira interprofissional por meio do trabalho em equipe e de práticas colaborativas.

Palavras-chave: Saúde Mental. Avaliação em Saúde. Educação Interprofissional.

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Biografia do Autor

Paloma Silva de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de saúde I/Área da fisioterapia

Alaine Azevedo Barbosa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de ciências e Tecnologias. Área de Farmácia

Alícia Cynthia Bispo dos Anjos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de saúde II/ Área da medicina

Aldaisa Oliveira da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de ciências e Tecnologias. Área de Farmácia

Ana Paula de Souza Cunha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de saúde II/ Área da medicina

Carlos Henrique Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de saúde I/ Área da odontologia

Iasmin Adami Almeida Rolim, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de saúde I/ Área da odontologia

Vinicius Santos Barros, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de saúde II/ Área da enfermagem

Charles Souza Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de saúde II/ área de enfermagem

Gisele da Silveira Lemos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de ciências e Tecnologias. Área de Farmácia

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

OLIVEIRA, P. S. de; BARBOSA, A. A.; ANJOS, A. C. B. dos; SILVA, A. O. da; CUNHA, A. P. de S.; SILVA, C. H.; ROLIM, I. A. A.; BARROS, V. S.; SANTOS, C. S.; LEMOS, G. da S. PERCEPÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS PARTICIPANTES DO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE SOBRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 111–123, 2020. DOI: 10.54909/sp.v4i2.107756. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/107756. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos originais