SAÚDE BUCAL NA PUERICULTURA: RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA VOLTADA A ENFERMEIROS E MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v4i1.104886Resumo
Objetivou-se analisar se a realização de uma atividade educativa sobre o tema saúde bucal na primeira infância incrementou os conhecimentos, as atitudes e as práticas em saúde bucal na puericultura de enfermeiros e médicos, contratados e residentes do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC-GHC). Um estudo do tipo antes e depois com abordagem quantitativa analítica foi realizado com médicos e enfermeiros do SSC-GHC, localizado no município de Porto Alegre/RS. Foi aplicado questionário fechado, com 32 questões de escolha simples, para avaliar conhecimentos, práticas e atitudes (CAP) em saúde bucal na puericultura de enfermeiros e médicos, antes e após uma atividade educativa com a duração de uma hora. A amostra intencional foi composta por 27 enfermeiros e 47 médicos na primeira etapa e por 14 enfermeiros e 19 médicos na segunda etapa. Os dados foram tabulados e analisados com auxílio do software SPSS através do teste Qui-quadrado de McNemar, ao nível de significância estatística de p<0,05. Os resultados mostraram que apenas as questões sobre conhecimentos profissionais em saúde bucal na primeira infância, quando analisadas em bloco, para os médicos, apresentaram diferença estatisticamente significativa antes e depois da atividade educativa. Para as atitudes e práticas profissionais, não houve diferença estatisticamente significativa antes e depois da atividade educativa, sugerindo que o método utilizado não foi adequado para o objetivo proposto. Uma atividade educativa pontual sobre cuidado em saúde bucal na primeira infância não foi capaz de modificar significativamente conhecimentos, práticas e atitudes de médicos e enfermeiros nas consultas de puericultura no contexto da Atenção Primária à Saúde.
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