DAS MANHÃS E DO AMANHÃ: SEIS PEDAGOGIAS PARA A UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v4i1.104117

Resumo

Neste exercício reflexivo, de caráter ensaístico, apresento inquietações sobre a Universidade. Como mobilizador do pensar, pergunto: qual é a Universidade que se anuncia e se avizinha em tempos vindouros? O que está a emergir dos subterrâneos da Universidade? Que Universidade é esta que estamos a fazer a cada manhã? Trata-se de uma escrita-pensamento inspirado em obras de referência do campo da literatura, da sociologia e da educação. Procuro colocar em diálogo intelectuais e pensadores contemporâneos como: Adélia Prado, Italo Calvino, Paulo Freire, Humberto Maturana, José Saramago, Edgar Morin, Michel Maffesoli e Boaventura de Sousa Santos. Nesse sentido, o texto apresenta como ideias-força seis pedagogias da Universidade do amanhã: a Pedagogia da Indignação, a Pedagogia do Respeito, a Pedagogia da Lucidez, a Pedagogia da Compreensão, a Pedagogia do Exemplo e a Pedagogia da Intensidade Democrática.

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Biografia do Autor

Rafael Arenhaldt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da UFRGS. Líder do Núcleo de Estudos Educação e Gestão do Cuidado (UFRGS/CNPq). Coordenador Acadêmico do Projeto Docência Colaborativa na UFRGS.

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Publicado

2020-08-11

Como Citar

ARENHALDT, R. DAS MANHÃS E DO AMANHÃ: SEIS PEDAGOGIAS PARA A UNIVERSIDADE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 53–61, 2020. DOI: 10.54909/sp.v4i1.104117. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/104117. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios e debates