Sinonimologia e tipologia contrastiva da sinonímia terminológica em medicina

Madalena Contente, João Magalhães

Resumo


O estudo da sinonímia em terminologia apresenta aspectos teóricos específicos, sobretudo a nível de tipologia, na relação entre sistema conceptual e sistema linguístico. o facto de os termos poderem ser comutáveis num determinado tipo de discurso, não implica, forçosamente, uma identidade em matéria de significação e de referência.

Numa relação de sinonímia denominativa, um conceito corresponde a dois ou mais termos que representam diferentes maneiras de o denominar, sem o modificar enquanto entidade que descreve um referente. a existência de uma sinonímia em língua de especialidade resulta de aspectos cognitivos, revestindo-se de factores que implicam uma análise socioterminológica.

Numa abordagem analítica da sinonímia verificamos a formação de sinónimos que podem ter uma forma parcial ou completamente diferente. apresentamos uma tipologia da sinonímia intralinguística que contrasta as diferentes construções sinonímicas, permitindo verificar a diversidade a nível da conceptualização e da lexicalização desta terminologia. para o estudo da sinonímia terminológica, estabelecemos uma análise que designámos de sinonímia diferencial, efectuada a partir de traços semântico-conceptuais de cada termo, que deverão ser estabelecidos pelo sistema funcional da língua de especialidade, baseada na teoria da semântica diferencial.


Palavras-chave


Sinonímia; Sinonimologia; Sinonímia Intralinguística; Sinonímia Terminológica; Sinonímia Diferencial

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Debate Terminológico
http://seer.ufrgs.br/riterm/