A pesquisa terminológica no Brasil: uma contribuição para a consolidação da área

Maria da Graça Krieger, Cleci Regina Bevilacqua

Resumo


Objetivamos, neste artigo, apresentar um panorama dos estudos desenvolvidos na área da terminologia no brasil. para tanto, apresentamos, inicialmente, alguns aspectos reveladores do avanço desta área no contexto ibero-americano, mostrando as primeiras influências teóricas recebidas, motivadoras das pesquisas e trabalhos pioneiros, e as perspectivas teóricas de viés textual e comunicativo que fundamentam o desenvolvimento atual destes trabalhos.

Caracteriza-se, desse modo, a consolidação da terminologia no mundo ibero-americano. Em seguida, mostramos o surgimento e a evolução da terminologia no Brasil. são mencionados alguns trabalhos de caráter teórico-aplicado levados a cabo pelos diversos grupos de pesquisa espalhados pelo país, bem como o surgimento de cursos de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, incluindo temas estudados nas pesquisas desenvolvidas por estes grupos e nestes cursos. na terceira parte, enfocamos a construção da identidade da terminologia brasileira, salientando as posições teóricas e propositivas assumidas no país. junto aos eixos temáticos destacados, apresentamos os focos norteadores das pesquisas e trabalhos práticos realizados no Brasil, referindo a perspectiva lingüístico-textual que os alimenta, bem como a ampliação dos objetos de estudo da terminologia, que além dos termos compreendem a definição terminológica, a fraseologia especializada, voltando-se também ao texto especializado.

Revela-se, assim, o percurso percorrido no âmbito dos estudos terminológicos no país, cuja produtividade e identidade contribuem para a consolidação e a importância da terminología produzida no mundo ibero-americano.


Palavras-chave


Terminologia; Estudos terminológicos; Teoria; Aplicações; Terminologia no Brasil

Texto completo:

PDF PDF (Español (España))

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Debate Terminológico
http://seer.ufrgs.br/riterm/