Prueba de léxico especializado para estudiantes de nutrición: una aplicación de la terminología en la evaluación de vocabulario

Adriana Medellín Gómez, Ignacio Rodríguez Sánchez, Alejandra Auza Benavides

Resumo


Este estudo apresenta a metodologia, o desenvolvimento e os resultados da aplicação de uma prova de decisão léxica capaz de medir objetivamente a exposição feita a um léxico especializado. Foi construído e analisado um corpus de nutrição em espanhol de 1.026.107 palavras, do qual foram extraídos 871 candidatos a término. Foram selecionados no corpus 54 prefixos de alta freqüência para se obter 112 não palavras. Posteriormente dois expertos da área foram consultados para a seleção final dos términos. Finalmente foi elaborada uma prova (checklist) de 200 palavras: 160 palavras y 40 não palavras. No estudo participaram 104 estudantes da licenciatura em nutrição da UAQ. Estes estudantes pertenciam ao segundo, quarto, sexto e oitavo semestres do programa. Um grupo de 40 estudantes do segundo grau foi utilizado como grupo de controle. Os resultados indicam que o número de palavras que os participantes conheciam aumentou em relação ao semestre que cursavam e é significativamente diferente entre os semestres. estes resultados demonstram a viabilidade e efetividade de utilizar este tipo de provas de decisão léxica como meio para avaliar a evolução do conhecimento de vocabulário especializado.

Palavras-chave


Nutrição; Lingüística de Corpus; Terminologia; Medição de Vocabulário

Texto completo:

PDF (Español (España)) PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Debate Terminológico
http://seer.ufrgs.br/riterm/