2024-03-28T12:50:16Z
https://seer.ufrgs.br/index.php/rita/oai
oai:seer.ufrgs.br:article/64413
2016-12-03T14:44:36Z
rita:WEIT2015
driver
v2
https://seer.ufrgs.br/index.php/rita/article/view/RITA-VOL23-NR2-193
2016-12-03T14:44:36Z
Instituto de Informática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Vol. 23 No. 2 (2016); 193-209
Comparando o Desempenho de Implementações de Tabelas Hash Concorrentes em Haskell
Duarte, Rodrigo Medeiros; Universidade Federal de Pelotas
Du Bois, André Rauber; Universidade Federal de Pelotas
Pilla, Maurício Lima; Universidade Federal de Pelotas
Reiser, Renata Hax Sander; Universidade Federal de Pelotas
2016-12-03
Autorizo aos editores a publicação de meu artigo, caso seja aceito, em meio eletrônico de acordo com as regras do Public Knowledge Project.
url:https://seer.ufrgs.br/index.php/rita/article/view/RITA-VOL23-NR2-193
pt_BR
Implementar um algoritmo de tabela hash concorrente que extraia desempenho está longe de ser uma tarefa computacional trivial. Neste artigo apresentamos sete diferentes implementações de tabelas hash em Haskell, explorando desde modelos de sincronização de baixo nível até os de mais alta abstração como memórias transacionais. Nos testes realizados a implementação usando a biblioteca STM Haskell de memória transacional foi a que apresentou melhor desempenho.
oai:seer.ufrgs.br:article/64431
2016-12-03T14:45:34Z
rita:WEIT2015
driver
v2
https://seer.ufrgs.br/index.php/rita/article/view/RITA-VOL23-NR2-210
2016-12-03T14:45:34Z
Instituto de Informática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Vol. 23 No. 2 (2016); 210-238
Computação na Educação Básica no Brasil: o Estado da Arte
Bordini, Adriana; UFPEL
Avila, Christiano Martino Otero; UFPEL
Weisshahn, Yuri; UFPEL
Cunha, Mônica Marques da; UFPEL
Cavalheiro, Simone André da Costa
Foss, Luciana; UFPEL
Aguiar, Marilton Sanchotene; UFPEL
Reiser, Renata Hax Sander; UFPEL
2016-12-03
Autorizo aos editores a publicação de meu artigo, caso seja aceito, em meio eletrônico de acordo com as regras do Public Knowledge Project.
url:https://seer.ufrgs.br/index.php/rita/article/view/RITA-VOL23-NR2-210
pt_PT
Este artigo apresenta um levantamento de projetos na área do Pensamento Computacional, com foco no ensino fundamental e médio, que tiveram resultados publicados nos principais veículos de Informática na Educação no Brasil. Neste estudo foi identificado que diferentes estratégias têm sido adotadas para a introdução da Computação na Educação Básica, destacando-se: Algoritmos e Programação, Robótica, Jogos, Computação Desplugada, entre outras. Cada uma das estratégias foi descrita considerando os seguintes aspectos: os conceitos da ciência da computação que têm sido abordados, as ferramentas utilizadas, a forma com que a estratégia tem abordado a interdisciplinaridade, a colaboração e/ou a comunicação. Ademais, uma descrição estatística dos trabalhos é realizada, destacando as instituições envolvidas nos projetos, o público alvo, as abordagens e ferramentas utilizadas. O objetivo deste relato é fornecer uma visão geral do que já foi alcançado na área no Brasil.