2024-03-29T01:18:02Z
https://seer.ufrgs.br/index.php/rita/oai
oai:seer.ufrgs.br:article/37870
2014-06-26T18:14:52Z
rita:BraSNAM2012
driver
"131106 2013 eng "
2175-2745
0103-4308
dc
Uma Estratégia Baseada em Difusão de Informação para Determinação de Conteúdos Relevantes e Usuários Influentes em Redes Sociais
Valiati, Hérico
Silva, Arlei
Guimarães, Sara
Meira Jr., Wagner
Redes sociais têm desempenhado um papel cada vez mais fundamental como um meio para a disseminação de informações, ideias e
influências entre os seus membros. O problema alvo deste trabalho é determinar tanto usuários influentes quanto conteúdo relevante, ou seja, ordenar tanto grupos de usuários quanto o conteúdo por eles disseminado. Propomos uma nova técnica que se
baseia em uma definição intuitiva e circular de relevância e influência. Essa técnica é descrita em detalhes, assim como a sua implementação eficiente. Ela foi validada utilizando duas bases de dados reais do Twitter para fins de recomendação. Os resultados obtidos mostram que
a técnica proposta apresenta ganhos de 37% quando comparada a um método de filtragem colaborativa, ao mesmo tempo que tanto usuários influentes quanto conteúdo relevante se mostram superiores qualitativamente. Apresentamos ainda um estudo de caso, no qual aplicamos a técnica proposta em um cenário real da Web. As análises comprovam que o nosso método consegue identificar usuários influentes e pode ser facilmente adotada em diversos cenários de aplicação.
Instituto de Informática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2013-11-06 00:00:00
application/pdf
https://seer.ufrgs.br/index.php/rita/article/view/VALIATI-RITA-VOL20-NR3
Revista de Informática Teórica e Aplicada; Edição Suplementar - v. 20, n. 3 (2013)
por
Copyright (c) 2018