MeHarCEn: Um Método de Harmonização do Consumo de Energia em Data Centers

Authors

  • Daniel Scheidemantel Camargo Universidade do Estado de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0001-9602-3183
  • Charles Christian Miers Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maurício Aronne Pillon Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Guilherme Piêgas Koslovski Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/2175-2745.76460

Abstract

O consumo energético controlado e eficiente é um desafio enfrentado diariamente pelos gestores de Data Centers de pequeno, médio e grande porte. A literatura especializada e técnica define diversos guias, equipamentos e mecanismos para essa finalidade. Entretanto, a aplicação combinada dessas soluções é uma tarefa complexa, que, em muitos casos, requer um elevado investimento financeiro. Nesse contexto, o presente trabalho propõe o MeHarCEn, uma iniciativa para gerenciamento combinado e harmônico do consumo de energia em Data Centers. MeHarCEn não depende de soluções proprietárias e pode ser adaptado a Data Centers com configurações distintas. Aplicado a um estudo de caso, um DC de pequeno porte, o MeHarCEn resulta em uma economia de 52,7% no consumo de energia com climatização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel Scheidemantel Camargo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada do Departamento de Ciência da Computação no Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC em Joinville/SC. Atua na área de Sistemas Distribuídos, Computação em Nuvem e TI Verde.

Charles Christian Miers, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor do Departamento de Ciência da Computação no Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC em Joinville/SC.

Maurício Aronne Pillon, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada do Departamento de Ciência da Computação no Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC em Joinville/SC.

Guilherme Piêgas Koslovski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada do Departamento de Ciência da Computação no Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC em Joinville/SC.

Published

2017-12-09

How to Cite

Camargo, D. S., Miers, C. C., Pillon, M. A., & Koslovski, G. P. (2017). MeHarCEn: Um Método de Harmonização do Consumo de Energia em Data Centers. Revista De Informática Teórica E Aplicada, 24(2), 47–70. https://doi.org/10.22456/2175-2745.76460

Issue

Section

Regular Papers