Uma Revisão Sobre as Publicações de Sistemas de Detecção de Intrusão

Authors

  • Felipe Cesar Costa Alves Instituto Federal de educação ciência e tecnologia do estado de Mato Grosso
  • Ed’ Wilson Tavares Ferreira Instituto Federal de educação ciência e tecnologia do estado de Mato Grosso
  • Valtemir Emerencio Nascimento Instituto Federal de educação ciência e tecnologia do estado de Mato Grosso
  • Ruy de Oliveira Instituto Federal de educação ciência e tecnologia do estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.22456/2175-2745.56374

Abstract

O crescente registro de incidentes de segurança em redes de computadores tem motivado o desenvolvimento de estudos em detecção de intrusão, as principais técnicas de identificação de uma intrusão são baseadas em anomalias e assinaturas. Atualmente, a comunidade acadêmica explora preferencialmente pesquisas em redes baseadas em anomalias, entretanto, não existe um modelo comum de desenvolvimento destas propostas de modo que muitos autores descrevem, implementam e validam seus sistemas do modo heterogêneo. Neste artigo foi realizado uma pesquisa que investigou a produção científica de 112 publicações relacionadas a sistemas de detecção de intrusão. Alguns dos critérios utilizados para avaliação destes artigos foram fator de impacto, características de detecção utilizadas e a base de dados implementado. Os resultados obtidos demonstram que ocorreu um aumento da compreensão deste tema, entretanto futuros estudos serão necessários para explorar a validade dos novos métodos de avaliação em detecção de intrusão. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Felipe Cesar Costa Alves, Instituto Federal de educação ciência e tecnologia do estado de Mato Grosso

Ex-Aluno de graduação do curso de tecnologia em Redes de Computadores do Departamento de Informática do Instituto Federal de educação Ciência e tecnologia do estado de Mato Grosso.

Ed’ Wilson Tavares Ferreira, Instituto Federal de educação ciência e tecnologia do estado de Mato Grosso

Professor no Departamento de Informática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado de Mato Grosso, IFMT.

Valtemir Emerencio Nascimento, Instituto Federal de educação ciência e tecnologia do estado de Mato Grosso

Professor no Departamento de Informática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado de Mato Grosso, IFMT.

Published

2016-12-03

How to Cite

Cesar Costa Alves, F., Tavares Ferreira, E. W., Emerencio Nascimento, V., & de Oliveira, R. (2016). Uma Revisão Sobre as Publicações de Sistemas de Detecção de Intrusão. Revista De Informática Teórica E Aplicada, 23(2), 67–99. https://doi.org/10.22456/2175-2745.56374

Issue

Section

Regular Papers