Introdução à Programação de Propósito Geral em Hardware Gráfico

Authors

  • Cristina Nader Vasconcelos PUC-Rio
  • Paulo Cezar Carvalho IMPA
  • Marcelo Gattass Tecgraf/PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.22456/2175-2745.8168

Abstract

A Unidade de Processamento Gráfico – do inglês “Graphics Processing Unit"(GPU) foi desenvolvida inicialmente como um hardware destinado a aumentar a eficiência e o poder de processamento gráfico para tarefas de renderização. Hoje, a GPU apresenta-se como um hardware de processamento versátil e de alto poder de computação. Tornou-se uma possibilidade real na busca por soluções para processamento em grandes volumes de dados, seja como complemento, seja como alternativa ao uso de CPUs multicore ou de sistemas distribuídos. A utilização da GPU em computações de propósito geral é de especial interesse, uma vez que para diversas aplicações, ainda não existem formulações sequenciais suficientemente rápidas de serem computadas. Este tutorial tem como objetivo permitir ao leitor a identificação de algoritmos e aplicações candidatas à abordagens paralelas em GPU. Com tal finalidade, apresentamos os fundamentos e conceitos envolvidos na programação de propósito genérico utilizando hardware gráfico sem que seja indispensável ao leitor, o conhecimento a priori de sistemas gráficos 3D ou de sistemas paralelos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cristina Nader Vasconcelos, PUC-Rio

Cristina Nader Vasconcelos recebeu o título de Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2003. Iniciou seus estudos de computação gráfica
e processamento de imagens durante dois anos de iniciação científica no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Tornou-se mestre em Ciência da Computação na área
de Computação Gráfica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2005 e o de doutorado em 2009 pela mesma instituição. Participou de projetos de desenvolvimento de software e pesquisa em processamento
de imagens e vídeo nas empresas BioLógica Sistemas e Midiarte. Em 2008, recebeu a bolsa de pesquisa DAAD, viculada à pesquisa e estadia de três meses em universidade
alemâ (Max-Planck-Institut für Informatik - MPII). Atualmente participa do laboratório Tecgraf/PUC-Rio.

Published

2011-03-20

How to Cite

Vasconcelos, C. N., Carvalho, P. C., & Gattass, M. (2011). Introdução à Programação de Propósito Geral em Hardware Gráfico. Revista De Informática Teórica E Aplicada, 17(2), 270–296. https://doi.org/10.22456/2175-2745.8168

Issue

Section

Tutoriais