Introdução à Programação de Propósito Geral em Hardware Gráfico

Cristina Nader Vasconcelos, Paulo Cezar Carvalho, Marcelo Gattass

Abstract


A Unidade de Processamento Gráfico – do inglês “Graphics Processing Unit"(GPU)
foi desenvolvida inicialmente como um hardware destinado a aumentar a eficiência
e o poder de processamento gráfico para tarefas de renderização. Hoje, a GPU
apresenta-se como um hardware de processamento versátil e de alto poder de computação.
Tornou-se uma possibilidade real na busca por soluções para processamento
em grandes volumes de dados, seja como complemento, seja como alternativa ao uso
de CPUs multicore ou de sistemas distribuídos.
A utilização da GPU em computações de propósito geral é de especial interesse, uma
vez que para diversas aplicações, ainda não existem formulações sequenciais suficientemente
rápidas de serem computadas. Este tutorial tem como objetivo permitir
ao leitor a identificação de algoritmos e aplicações candidatas à abordagens paralelas
em GPU. Com tal finalidade, apresentamos os fundamentos e conceitos envolvidos
na programação de propósito genérico utilizando hardware gráfico sem que seja indispensável
ao leitor, o conhecimento a priori de sistemas gráficos 3D ou de sistemas
paralelos.



DOI: https://doi.org/10.22456/2175-2745.8168

Copyright (c) 2018 Cristina Nader Vasconcelos, Paulo Cezar Carvalho, Marcelo Gattass

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