Aplicação de Redes Neurais Artificiais na Classificação de Padrões Posturais em Crianças Respiradoras Bucais e Nasais

Authors

  • Felipe Mancini Departamento de Informática em Saúde (DIS), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Liu Chiao Yi Departamento de Otorrinolaringologia Pediátrica e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Shirley Shizue Nagata Pignatari Departamento de Otorrinolaringologia Pediátrica e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Antonio Carlos Roque Departamento de Física e Matemática (DFM), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Universidade de São Paulo (USP)
  • Ivan Torres Pisa Departamento de Informática em Saúde (DIS), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2175-2745.5692

Abstract

A respiração é a primeira função vital desenvolvida por ocasião do nascimento, estabelecendo-se como principal função do organismo. A respiração bucal crônica pode provocar alterações posturais, além de incitar um menor esforço do músculo diafragma. Este artigo tem por objetivo apresentar resultados sobre a aplicação de um modelo de rede neural artificial não-supervisionado, especificamente o mapa auto-organizável (self-organizing map, SOM), para auxiliar no diagnóstico e na avaliação da evolução clínica da postura de crianças respiradoras bucais e nasais. Apresentamos como padrão de entrada ao SOM as variáveis de postura e distância da excursão do músculo diafragma de 30 crianças respiradoras bucais e 22 crianças respiradoras nasais. O SOM apresentou taxa de acerto de 95% no diagnóstico de crianças respiradoras bucais e nasais. Da topologia resultante foi possível definir categorizações da postura dos pacientes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-12-20

How to Cite

Mancini, F., Yi, L. C., Pignatari, S. S. N., Roque, A. C., & Pisa, I. T. (2007). Aplicação de Redes Neurais Artificiais na Classificação de Padrões Posturais em Crianças Respiradoras Bucais e Nasais. Revista De Informática Teórica E Aplicada, 14(2), 91–107. https://doi.org/10.22456/2175-2745.5692

Issue

Section

Regular Papers