Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista "Archivos rio-grandenses de medicina" era um órgão de divulgação da Sociedade de Medicina de Porto Alegre. Começou a ser publicada em janeiro de 1920 e foi encerrada em junho de 1943. Os redatores do primeiro fascículo foram Annes Dias, Mario Totta e Luis Guedes, professores da Faculdade Medicina de Porto Alegre.

Na primeira página do volume inaugural, os redatores apresentam as motivações para a criação da revista, dentre as quais podem ser destacadas: a inexistência de uma revista deste gênero em Porto Alegre, para divulgação das investigações médicas realizadas no Rio Grande do Sul e posterior arquivamento das mesmas, visando sua preservação histórica; uma imprensa própria, para ampliação das discussões das questões da classe médica, buscando uma maior participação de seus membros.

Citando os redatores:

"Nesses assumptos e sem a intenção de doutrinar, os Archivos poderão ser, pelo menos, e isso será de certo o maior quinhão do seu esforço, o marco inicial e valioso de estudos ulteriores de mais alto remigio. Outros jornaes médicos têm aqui despontado, infelizmente com vida ephemera. Temos fé que, desta vez, a idéa vingará e os ARCHIVOS vencerão, como testemunho do nosso labor, como repositório dos nossos estudos e para maior lustro da medicina do Rio Grande do Sul.”

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.