A construção de objeto de aprendizagem sobre doenças transmissíveis para agentes comunitários de saúde

Autores

  • Kátia Cilene Ferreira Pacheco
  • Marcelo Schenk de Azambuja
  • Andrea Wander Bonamigo

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde. Vigilância epidemiológica. Doenças transmissíveis. Educação em saúde. Tecnologia educacional.

Resumo

Objetivo: Descrever a elaboração de um Objeto de Aprendizagem sobre doenças transmissíveis, sua identificação, vigilância e prevenção, para Agentes Comunitários de Saúde.

Método: Estudo qualitativo, exploratório, do tipo estudo de caso, realizado na Gerência Distrital Zona Norte – Eixo Baltazar da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, de outubro de 2015 e janeiro de 2016. O estudo teve 58 participantes, composto pelas etapas: pesquisa de campo, análise de conteúdo de Bardin, e desenho do Objeto de Aprendizagem.

Resultados: Traçou-se o perfil do profissional atuante naquela localidade; identificaram-se as doenças mais encontradas pelos agentes; e as necessidades em relação a um recurso tecnológico, permitindo delimitar conteúdo e estrutura do Objeto de Aprendizagem.

Conclusão: O Objeto de Aprendizagem constitui uma alternativa para a difusão do conhecimento sobre doenças transmissíveis, associando a tecnologia ao ensino, tornando mais atrativos e producentes o processo de aprendizagem e o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde.

Palavras-chave: Atenção primária à saúde. Vigilância epidemiológica. Doenças transmissíveis. Educação em saúde. Tecnologia educacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-28

Como Citar

1.
Pacheco KCF, Azambuja MS de, Bonamigo AW. A construção de objeto de aprendizagem sobre doenças transmissíveis para agentes comunitários de saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 28º de novembro de 2017 [citado 18º de abril de 2024];38(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78332

Edição

Seção

Artigos Originais