Satisfação do paciente na unidade de coleta de exames laboratoriais

Autores

  • Gisela Maria Schebella Souto De Moura
  • Eunice Fabiani Hilleshein
  • Juliana Machado Schardosim
  • Kátia Simone Delgado

Palavras-chave:

Satisfação do paciente, Testes hematológicos, Avaliação em saúde.

Resumo

O objetivo do estudo consistiu em identificar os atributos de satisfação do cliente na área de exames laboratoriais. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo. Os dados foram coletados em 2006, por meio de entrevistas em uma unidade de coleta de exames laboratoriais de um hospital universitário, utilizando a técnica do incidente crítico. Foram realizadas 104 entrevistas. Utilizando-se a análise de conteúdo, foram identificadas três categorias de atributos: rapidez/tempo de espera no atendimento; contato interpessoal e habilidade técnica. Os resultados podem subsidiar a avaliação do instrumento da pesquisa de satisfação utilizado na área, orientando a reformulação do mesmo. Possibilitam ainda identificar necessidades de melhorias do atendimento aos clientes e fornecem elementos a serem considerados na seleção de pessoal, nos programas de capacitação e na avaliação de desempenho dos profissionais do setor.

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Como Citar

1.
Schebella Souto De Moura GM, Fabiani Hilleshein E, Machado Schardosim J, Simone Delgado K. Satisfação do paciente na unidade de coleta de exames laboratoriais. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 26º de agosto de 2008 [citado 25º de abril de 2025];29(2):269. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/5591

Edição

Seção

Artigos Originais