A Teoria da Atividade como referencial conceitual para a enfermagem

Autores

  • Denise Costa Dias

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Cuidados de enfermagem, Pesquisa

Resumo

A busca de referenciais teóricos para subsidiar e repensar a prática de enfermagem, assim como para embasar a pesquisa e o ensino, tem sido uma preocupação dos pesquisadores da enfermagem contemporânea. Este artigo propõe um olhar para o pressuposto pedagógico, que sustenta a utilização da Teoria da Atividade, o de capacitar os indivíduos a aprender a aprender, de construir e buscar o conhecimento. Esta teoria pressupõe, também, ações em contextos dinâmicos de ação-operação, característica que deve ser enfatizada no ensino de enfermagem, assim como no desenvolvimento de habilidades necessárias para o trabalho em grupo.

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Publicado

2008-06-06

Como Citar

1.
Costa Dias D. A Teoria da Atividade como referencial conceitual para a enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 6º de junho de 2008 [citado 6º de maio de 2025];27(1):11. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4579

Edição

Seção

Artigos