A busca pela formação especializada em enfermagem do trabalho por enfermeiros

Autores

  • Potiguara de Oliveira Paz
  • Dagmar Elaine Kaiser UFRGS

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação Superior, Saúde do Trabalhador

Resumo

O presente artigo problematiza e discute a busca pela formação especializada em Enfermagem do Trabalho por enfermeiros. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório descritivo cujos dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. A coleta dos dados deu-se em maio de 2010, com nove discentes de um curso de especialização que aceitaram participar do estudo, tendo todos os participantes assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Rege a busca da formação especializada em Enfermagem do Trabalho a perspectiva para uma atuação profissional em Enfermagem do Trabalho e a especificidade dos conteúdos curriculares em saúde do trabalhador. Interfaces do processo educativo confirmam importantes contribuições para uma formação sólida, projetam o Stricto Sensu. Expectativas, motivações e potencialidades agregam contribuições para uma governança contextualizada do processo educativo e demandas da contemporaneidade para a Enfermagem do Trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Potiguara de Oliveira Paz

  Enfermeiro Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Escola de Enfermagem da UFRGS.

Dagmar Elaine Kaiser, UFRGS

Enfermeira Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais da Área da Saúde, Mestre em Educação, Professora Assistente da Escola de Enfermagem da UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2011-07-18

Como Citar

1.
Paz P de O, Kaiser DE. A busca pela formação especializada em enfermagem do trabalho por enfermeiros. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 18º de julho de 2011 [citado 18º de abril de 2024];32(1):25. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13511

Edição

Seção

Artigos Originais