A atenção pré-natal na ótica de um grupo de mulheres usuárias do subsetor suplementar

Autores

  • Micheli Regina Etges Grupo Hospitalar Conceição
  • Dora Lúcia Leidens Correa de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Peixoto Cordova Ministério da Saúde

Palavras-chave:

saúde Suplementar, Cuidado Pré-Natal, Qualidade da Assistência à Saúde

Resumo

Este estudo, de abordagem qualitativa, objetivou conhecer a percepção de mulheres que vivenciaram a Atenção Pré-Natal (APN) no contexto do Subsetor Suplementar (SS) sobre a qualidade desta atenção. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e analisados por categorização descritiva. Para as entrevistadas, a APN foi de qualidade, suprindo suas necessidades e expectativas. Acolhimento, vínculo com o profissional, a consequente segurança transmitida e a duração das consultas foram critérios destacados nesta avaliação. Suas experiências sugerem que a APN realizada no SS segue, em parte, as recomendações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A freqüência das consultas e as orientações fornecidas são aspectos condizentes ao que se recomenda. Os dados sugerem, contudo, que a APN não segue a orientação do MS e da OMS para que seja evitado o uso excessivo de tecnologias duras, como é o caso das ecografias obstétricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micheli Regina Etges, Grupo Hospitalar Conceição

Enfermeira. Especialização, modalidade residência, em Saúde da Família e Comunidade. Enfermeira da Hospital Nossa Senhora da Conceição. Membro do Grupo de Estudos em Promoção da Saúde (GEPS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Dora Lúcia Leidens Correa de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PhD em Educação, Professora do PPGEnf/UFRGS, Coordenadora do Grupo de Estudos em Promoção da Saúde (GEPS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Fernanda Peixoto Cordova, Ministério da Saúde

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFRGS. Consultora da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde.

Downloads

Publicado

2011-07-18

Como Citar

1.
Etges MR, Oliveira DLLC de, Cordova FP. A atenção pré-natal na ótica de um grupo de mulheres usuárias do subsetor suplementar. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 18º de julho de 2011 [citado 28º de março de 2024];32(1):15. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13450

Edição

Seção

Artigos Originais