Reflexões baseadas no Tidal Model sobre no conceito de psicose

Autores

  • Carlon Washington Pinheiro
  • Ana Ruth Macêdo Monteiro
  • Shérida Karanini Paz de Oliveira
  • Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos Anjos
  • Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho

Resumo

Objetivo: Refletir sobre o conceito de psicose usando o referencial do Tidal Model.
Método:Estudo reflexivo desenvolvido a partir do livroEl modelo Tidal: salud mental, reivindicación y recuperación de Phil Barker e Poppy Buchanan-Barker e demais textos.
Resultados: A reflexão organizou-se em três eixos de discussão: “O Tidal Model”, “A metáfora, a psicose e o domínio do eu” e “O Tidal Model, a não linearidade e a psicose: sinergismos com a política de saúde mental brasileira”.
Considerações finais: O Tidal Model abrange o conceito de psicose, além de ser sinérgico aos aspectos da reforma psiquiátrica e as políticas de saúde mental do Brasil. As limitações do estudo estão relacionadas ao fato de apresentarem apenas aproximações iniciais e gerais sobre a relação entre o conceito de psicose e o Tidal Model, sendo necessário o aprofundamento desse conhecimento no contexto específico da prática assistencial.

Palavras chave: Saúde mental. Enfermagem psiquiátrica. Teoria de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-03

Como Citar

1.
Carlon Washington Pinheiro, Ana Ruth Macêdo Monteiro, Shérida Karanini Paz de Oliveira, Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos Anjos, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho. Reflexões baseadas no Tidal Model sobre no conceito de psicose. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de outubro de 2022 [citado 25º de abril de 2025];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127593

Edição

Seção

Artigos de Reflexão