Exercício físico em portadores de hipertensão arterial: uma análise conceitual

Autores

  • Nirla Gomes Guedes Universidade Federal do Ceará
  • Marcos Venícios de Oliveira Lopes Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Enfermagem, Hipertensão, Atividade Motora, Exercício, Formação de conceito

Resumo

No tratamento da hipertensão arterial, o exercício físico tem sido apontado como uma das principais medidas não farmacológicas. O objetivo do estudo foi analisar o conceito de exercício físico em portadores de hipertensão arterial, identificando os possíveis atributos críticos e os fatores antecedentes e consequentes. O estudo seguiu a metodologia da análise conceitual e da revisão integrativa de artigos científicos pertinentes à temática do estudo. Como atributos críticos foram identificados aspectos relacionados ao tipo, frequência, duração e intensidade do exercício físico. Os antecedentes encontrados foram: aconselhamento/educação, motivação, desenvolvimento de metas a partir do Modelo Transteórico, auto-eficácia e grupos de apoio. Quanto aos consequentes foram evidenciados benefícios gerais para a saúde e benefícios fisiológicos, psicossocias, cognitivos e comportamentais. A análise conceitual subsidia uma assistência de qualidade e centrada no portador de hipertensão arterial com vista ao controle da doença e prevenção de complicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nirla Gomes Guedes, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Departamento de Enfermagem. Docente da Faculdade Católica Rainha do Sertão.

Marcos Venícios de Oliveira Lopes, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador CNPq

Downloads

Publicado

2010-11-19

Como Citar

1.
Guedes NG, de Oliveira Lopes MV. Exercício físico em portadores de hipertensão arterial: uma análise conceitual. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19º de novembro de 2010 [citado 10º de maio de 2025];31(2):367. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/12638

Edição

Seção

Artigos de Revisão Integrativa