Oficinas educativas sobre vínculo com o feto durante a gestação: um ensaio clínico

Autores

  • Priscila Costa
  • Paula Rosenberg de Andrade
  • Bruna Arends Roschel Tomaz
  • Samara Macedo Cordeiro
  • Danielle Castro Jansen
  • Maria de La Ó Ramallo Veríssimo

Palavras-chave:

Ensaio clínico. Educação em saúde. Enfermagem materno-infantil. Poder familiar. Relações materno-fetais. Desenvolvimento infantil.

Resumo

RESUMO

Objetivo: Verificar se a participação em oficinas educativas sobre vínculo com o feto influencia a adoção de práticas de interação com o bebê pelas gestantes.

Método: Ensaio clínico randomizado realizado em ambulatório de saúde. O grupo experimental participou de oficinas educativas desenvolvidas para o casal grávido, e o grupo controle recebeu acompanhamento de saúde usual. As práticas de interação com o feto foram avaliadas antes e depois da intervenção.

Resultados: Participaram do estudo 19 gestantes. Houve correlação positiva entre a maior idade gestacional e a interação com o feto (p=0,016), bem como com a menor a idade materna e a prática de mexer ou cutucar o bebê (p=0,019). Houve aumento das práticas de interação com o feto tanto no grupo controle quanto no experimental (p= 0,024).

Conclusão: As oficinas educativas são estratégias de compartilhamento de saberes sobre as competências sensoriais do feto e as práticas fortalecedoras do vínculo e do desenvolvimento infantil desde a gestação.

Palavras-chave: Ensaio clínico. Educação em saúde. Enfermagem materno-infantil. Poder familiar. Relações materno-fetais. Desenvolvimento infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-09-13

Como Citar

1.
Costa P, Andrade PR de, Tomaz BAR, Cordeiro SM, Jansen DC, Veríssimo M de L Ó R. Oficinas educativas sobre vínculo com o feto durante a gestação: um ensaio clínico. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 13º de setembro de 2021 [citado 18º de abril de 2024];42. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118326

Edição

Seção

Artigos Originais