Oficinas educativas sobre vínculo com o feto durante a gestação: um ensaio clínico
Palavras-chave:
Ensaio clínico. Educação em saúde. Enfermagem materno-infantil. Poder familiar. Relações materno-fetais. Desenvolvimento infantil.Resumo
RESUMO
Objetivo: Verificar se a participação em oficinas educativas sobre vínculo com o feto influencia a adoção de práticas de interação com o bebê pelas gestantes.
Método: Ensaio clínico randomizado realizado em ambulatório de saúde. O grupo experimental participou de oficinas educativas desenvolvidas para o casal grávido, e o grupo controle recebeu acompanhamento de saúde usual. As práticas de interação com o feto foram avaliadas antes e depois da intervenção.
Resultados: Participaram do estudo 19 gestantes. Houve correlação positiva entre a maior idade gestacional e a interação com o feto (p=0,016), bem como com a menor a idade materna e a prática de mexer ou cutucar o bebê (p=0,019). Houve aumento das práticas de interação com o feto tanto no grupo controle quanto no experimental (p= 0,024).
Conclusão: As oficinas educativas são estratégias de compartilhamento de saberes sobre as competências sensoriais do feto e as práticas fortalecedoras do vínculo e do desenvolvimento infantil desde a gestação.
Palavras-chave: Ensaio clínico. Educação em saúde. Enfermagem materno-infantil. Poder familiar. Relações materno-fetais. Desenvolvimento infantil.
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