Construção e validação de indicadores para a segurança do paciente no transporte intra-hospitalar
Palabras clave:
Segurança do paciente. Indicadores de qualidade em assistência à saúde. Estudo de validação. Transporte de pacientes. Enfermagem.Resumen
Objetivo: Construir e validar um plano de indicadores para mensuração e avaliação da segurança do paciente no transporte intra-hospitalar.
Método: Estudo metodológico, desenvolvido em três etapas, entre julho de 2018 a julho de 2019. A validade de conteúdo contou com a participação de enfermeiras do Estado da Bahia e experts de diferentes regiões do país. Para análise e interpretação dos dados utilizou-se a estatística descritiva.
Resultados: Após uma rodada de pré-teste e duas de consulta a experts, utilizando a técnica Delphi, o índice de validade de conteúdo geral que avaliou a clareza dos indicadores foi aferido em 1.00 e a representatividade foi de 0.97.
Conclusão: Os indicadores trazem uma significativa contribuição para o campo da saúde e da enfermagem, pois constitui-se num instrumento que contribuirá para a prática profissional da enfermeira, para segurança do paciente e ainda será viável para prática de auditorias ou avaliações do processo de transporte intra-hospitalar. Palavras-chave: Segurança do paciente. Indicadores de qualidade em assistência à saúde. Estudo de validação. Transporte de pacientes. Enfermagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.