Promoção do autocuidado de pessoas com hanseníase: intervenção educativa à luz da teoria de Orem
Palavras-chave:
Hanseníase. Autocuidado. Teoria de enfermagem. Atenção Primária à Saúde. Enfermagem.Resumo
Objetivo: Relatar a experiência da promoção do autocuidado de pessoas com hanseníase durante a realização de intervenções educativas à luz da teoria de Orem.
Método: Relato de experiência de uma intervenção educativa. A análise foi realizada à luz da Teoria dos Sistemas de Enfermagem, de Orem, no sistema apoio-educação.
Resultados: As orientações para o autocuidado levaram em consideração ações para prevenir o ressecamento nasal e promover a diminuição da sensibilidade, edema nas articulações, dor e ressecamento nas mãos e pés.
Considerações finais: a intervenção educativa para promoção do autocuidado favoreceu o protagonismo da pessoa com hanseníase que passou a realizar os cuidados preventivos com continuidade e autonomia.
Palavras-chave: Hanseníase. Autocuidado. Teoria de enfermagem. Atenção Primária à Saúde. Enfermagem.
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