Promoção do autocuidado de pessoas com hanseníase: intervenção educativa à luz da teoria de Orem

Autores

  • Jeane Lima Cavalcante UFRGS
  • Karine Nascimento da Silva
  • Rayanne de Sousa Barbosa
  • Maria Corina Amaral Viana
  • Dayanne Rakelly de Oliveira
  • Edilma Gomes Rocha Cavalcante

Palavras-chave:

Hanseníase. Autocuidado. Teoria de enfermagem. Atenção Primária à Saúde. Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência da promoção do autocuidado de pessoas com hanseníase durante a realização de intervenções educativas à luz da teoria de Orem.
Método: Relato de experiência de uma intervenção educativa. A análise foi realizada à luz da Teoria dos Sistemas de Enfermagem, de Orem, no sistema apoio-educação.
Resultados: As orientações para o autocuidado levaram em consideração ações para prevenir o ressecamento nasal e promover a diminuição da sensibilidade, edema nas articulações, dor e ressecamento nas mãos e pés.
Considerações finais: a intervenção educativa para promoção do autocuidado favoreceu o protagonismo da pessoa com hanseníase que passou a realizar os cuidados preventivos com continuidade e autonomia.
Palavras-chave: Hanseníase. Autocuidado. Teoria de enfermagem. Atenção Primária à Saúde. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-08-16

Como Citar

1.
Cavalcante JL, Silva KN da, Barbosa R de S, Viana MCA, Oliveira DR de, Cavalcante EGR. Promoção do autocuidado de pessoas com hanseníase: intervenção educativa à luz da teoria de Orem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 16º de agosto de 2021 [citado 18º de abril de 2024];42. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117692

Edição

Seção

Relato de Experiência