Functional Capacity Index: adaptação cultural e mensuração da validade e confiabilidade

Autores

  • Marina Peixe Yamada UFRGS
  • Suely Sueko Viski Zanei
  • Iveth Yamaguchi Whitaker

Palavras-chave:

Tradução. Estudo de validação. Atividades cotidianas. Ferimentos e lesões. Acidentes de trânsito.

Resumo

Objetivo: Realizar adaptação cultural do Functional Capacity Index (FCI) para língua portuguesa e verificar sua confiabilidade e validade em vítimas de acidente de trânsito.
Método: Estudo metodológico para adaptação cultural do FCI. Confiabilidade e validade foram verificadas em amostra de conveniência de acidentados de trânsito, no município de São Paulo. Dados do prontuário do paciente foram coletados retrospectivamente em 2015. Confiabilidade verificada pelo coeficiente alfa de Cronbach e validade pela correlação de Spearman e teste de Mann-Whitney.
Resultados: O FCI em português foi aplicado em 50 vítimas de acidente de trânsito. A consistência interna alcançou valores de alfa de Cronbach >0,70. O FCI correlacionou com índice de Katz, não correlacionou com a gravidade do trauma e o FCI de pacientes de trauma foi superior em comparação aos sem trauma.
Conclusão: O FCI em português mostrou consistência interna satisfatória, permitindo mensurar a capacidade funcional, discriminando pessoas com e sem lesões traumáticas.
Palavras-chave: Tradução. Estudo de validação. Atividades cotidianas. Ferimentos e lesões. Acidentes de trânsito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-07-02

Como Citar

1.
Yamada MP, Zanei SSV, Whitaker IY. Functional Capacity Index: adaptação cultural e mensuração da validade e confiabilidade. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2º de julho de 2021 [citado 28º de março de 2024];42. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116445

Edição

Seção

Artigos Originais