Protocolo para visita do animal de estimação do paciente em cuidados paliativos em um hospital

Autores

  • Tiago Oliveira Teixeira
  • Gislene Pontalti
  • Helen Vargas Laitano
  • Lucia Miranda Monteiro dos Santos
  • André de Oliveira Lopes
  • Juliana Petri Tavares

Palavras-chave:

Cuidados paliativos. Terapias complementares. Vínculo homem-animal de estimação. Equipe de assistência ao paciente. Protocolos. Metodologia.

Resumo

RESUMO
Objetivo: Relatar a experiência da equipe multiprofissional em saúde na construção e implantação do protocolo assistencial para visita dos animais de estimação dos pacientes internados em uma Unidade de Cuidados Paliativos.
Método: Trata-se de um relato de experiência de uma ação realizada em um hospital universitário do sul do Brasil por um grupo de trabalho originado da equipe multiprofissional do Programa de Cuidados Paliativos, composto por três enfermeiros, um médico, um psicólogo, um assistente social, um administrador e uma nutricionista. O período de construção e implementação do protocolo foi de setembro de 2017 a abril de 2019.
Resultados: A construção do protocolo pela equipe multiprofissional seguiu três etapas, planejamento, execução e implementação, e resultou na liberação para visita dos animais de estimação dos pacientes em cuidados paliativos.
Conclusão: A construção do protocolo permitiu a institucionalização da visita dos animais de estimação dos pacientes em cuidados paliativos em um hospital universitário, trazendo benefícios para os pacientes e seus familiares.
Palavras-chave: Cuidados paliativos. Terapias complementares. Vínculo homem-animal de estimação. Equipe de assistência ao paciente. Protocolos. Metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-04-30

Como Citar

1.
Teixeira TO, Pontalti G, Laitano HV, Santos LMM dos, Lopes A de O, Tavares JP. Protocolo para visita do animal de estimação do paciente em cuidados paliativos em um hospital. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 30º de abril de 2021 [citado 19º de abril de 2024];42. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/113601

Edição

Seção

Relato de Experiência