Determinantes sociais de saúde: características da comunidade e trabalho das enfermeiras na saúde da família

Autores

  • Cynthia Fontella Sant'Anna Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Marta Regina Cezar-Vaz Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Leticia Silveira Cardoso Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Jorgana Fernanda de Souza Soares Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Enfermagem em Saúde Pública, Programa Saúde da Família, Desigualdades em Saúde.

Resumo

Este estudo objetivou identificar os Determinantes Sociais de Saúde que despontam nos depoimentos das enfermeiras, ao caracterizarem a comunidade, analisando sua relação com o trabalho desenvolvido. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com análise qualitativa nas categorias teóricas dos determinantes. Utilizou-se entrevista semiestruturada gravada com consentimento das 65 enfermeiras da Estratégia Saúde da Família, pertencentes à 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul. Evidenciou-se a inter e intrarrelação nos fatores determinantes da saúde, obtendo 104 citações para as características anatomofisiológicas dos indivíduos/comunidade correspondentes aos determinantes proximais e em associação predominantemente ao trabalho desenvolvido pelas enfermeiras. Para os determinantes intermediários houve 27 citações e, para os distais, 166, com predominante referência à localização territorial das comunidades em áreas rurais e periféricas. As enfermeiras relataram uma estreita relação entre as características proximais e o trabalho por elas desenvolvido, bem como visualizam a relação com os demais determinantes na relação com o processo de adoecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Fontella Sant'Anna, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Bolsista Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Integrante do Laboratório de Estudos de Processos Sócioambientais e Produção Coletiva de Saúde – LAMSA. Rio Grande/RS.

Marta Regina Cezar-Vaz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Filosofia da Enfermagem. Profª. Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande . Coordenadora do LAMSA. Rio Grande/RS.

Leticia Silveira Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da FURG. Bolsista CAPES. Integrante do LAMSA.

Jorgana Fernanda de Souza Soares, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda em Saúde Pública-Epidemiologia do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Bolsista CNPq.

Alacoque Lorenzini Erdmann, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professor Titular do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora 1A do CNPq. Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2010-07-01

Como Citar

1.
Sant’Anna CF, Cezar-Vaz MR, Cardoso LS, Soares JF de S, Erdmann AL. Determinantes sociais de saúde: características da comunidade e trabalho das enfermeiras na saúde da família. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 1º de julho de 2010 [citado 25º de abril de 2025];31(1):92. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/10891

Edição

Seção

Artigos Originais