Informações básicas

Revista Gaúcha de Enfermagem (RGE) criada em 1976 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS teve como objetivo inicial de proporcionar aos enfermeiros do sul do país um veículo para divulgação de seus trabalhos. Quarta publicação mais antiga no país e primeira da área no estado do Rio Grande do Sul. A RGE surgiu após a Revista Brasileira de EnfermagemEnfermagem em Novas Dimensões (não mais em circulação) e a Revista da Escola de Enfermagem da USP. Esteve vinculada ao Departamento de Assistência e Orientação Profissional da Escola de Enfermagem, sendo assumida, em 1982, pela Direção da Escola de Enfermagem.

Sua publicação no formato eletrônico teve início em maio de 2008, com a utilização da plataforma SEER (OJS), adotada pela UFRGS, onde está disponibilizada sua coleção completa, desde o v.1, 1976. Em 2010 a RGE passa a integrar a biblioteca eletrônica SciELO e a partir de 2018 (v.39), passou a ser publicada na modalidade rolling pass, exclusivamente no formato eletrônico (e-ISSN 1983-1447), tendo como missão contribuir para a divulgação do conhecimento na área da saúde, publicando produção científica de interesse para a Enfermagem nacional e internacional.

A RGE está em processo de adesão aos princípios da ciência aberta, a fim de otimizar o processo de divulgação do conhecimento.

A RGE está classificada, na área de Enfermagem, no estrato A3 do Qualis Referência conjunto de procedimentos criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

A RGE, além de estar disponível nas plataformas SEER e SciELO, tem seu acervo preservado na Rede Cariniana (Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital) do IBICT, associada ao Programa LOCKSS (LotsOf Copies KeepStuff Safe) da Stanford University, e no LUME - Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que assegura a integridade e o acesso confiável e permanente ao seu conteúdo.

A abreviatura de seu título é Rev Gaúcha Enferm, que deve ser utilizada em bibliografias, notas de rodapé, referências e notas bibliográficas

Fontes de indexação

Internacionais

•  CINAHL (Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature)
  •  CUIDEN (Base de datos de Enfermería da Fundación Cuiden)
  •  EMBASE
  •  International Nursing Index
  •  LILACS: (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde)
  •  LAPTOC (Latin American Periodicals Tables of Contents)
  •  LatIndex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal)
  •  MEDLINE/PubMed
  •  MEDLINE Complete - EBSCOhost Research Databases
  •  Scielo Citation Index
  •  SCOPUS

Nacionais

•  BDENF (Base de Dados de Enfermagem)
  •  BVS Enfermagem (Biblioteca Virtual em Saúde - Enfermagem)
  •  SciELO - Scientific Electronic Library Online
  •  Portal de Periódicos da Capes
  •  Rev@Enf - Portal de Revistas de Enfermagem

Participação em catálogos coletivos/diretórios

•  CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Periódicas - IBICT)
  •  Diadorim - Diretório das Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
  •  DOAJ - Directory of Open Access Journals
  •  Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde
  •  SHERPA/RoMEO - Publisher Copyright Policies &Self-archiving

Propriedade intelectual

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.