Pedagogia da Alternância e de Resistência: Experiências em Agroecologia na Escola Comunitária Casa Familiar Rural Hernani de Oliveira Franco (CFR-HOF) Médio Rio Moju/PA

Autores

  • Patrícia de Brito Tavares SEDUC-PA
  • Eliana Teles

Palavras-chave:

Ensino, Agroecologia, Territórios, Monocultura.

Resumo

O artigo aborda a educação do campo focalizando as experiências da Casa Familiar Rural Hernani de Oliveira Franco (CFR-HOF), vinculada à associação comunitária das famílias da comunidade Pedreira e de sete outras comunidades distribuídas no médio e alto curso do rio Moju, município de Moju, nordeste paraense. A CFR-HOF congrega educandos identificados como ribeirinhos-extrativistas e agricultores familiares e tem na alternância pedagógica e na agroecologia, uma prática diferenciada de educação, que resiste a atuação direta e indireta do agronegócio nesses territórios. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar como se dá a dinâmica socioeducacional e as experiências de formação na CFR- HOF, enquanto estratégias de resistência ao monocultivo do dendê (Elaeis guineenses), que afeta suas plantações, e a prática de mineração, com a extração do seixo no leito do rio, que tem afetado seu próprio curso. Para compreender essa dinâmica, fizemos uso da observação participante, com entrevistas e rodas de conversas, nos concentrando nas atividades realizadas durante as alternâncias. Concluímos que esta modalidade de ensino tem em sua essência, um diferencial que diz respeito a sensibilidade, resistência e respeito à cultura dos povos que a escola/casa recebe.

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Biografia do Autor

Patrícia de Brito Tavares, SEDUC-PA

Pedagoga e especialista em Educação do Campo e Saberes Africanos. Coordenadora do Médio EJA Campo-Moju/SEDUC-PA. Educadora voluntária da CFR-Hernani de Oliveira Franco.

Eliana Teles

Docente da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (FADECAM) e do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI/UFPA).

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Publicado

2021-03-28