Pedagogia da Alternância e de Resistência: Experiências em Agroecologia na Escola Comunitária Casa Familiar Rural Hernani de Oliveira Franco (CFR-HOF) Médio Rio Moju/PA
Palavras-chave:
Ensino, Agroecologia, Territórios, Monocultura.Resumo
O artigo aborda a educação do campo focalizando as experiências da Casa Familiar Rural Hernani de Oliveira Franco (CFR-HOF), vinculada à associação comunitária das famílias da comunidade Pedreira e de sete outras comunidades distribuídas no médio e alto curso do rio Moju, município de Moju, nordeste paraense. A CFR-HOF congrega educandos identificados como ribeirinhos-extrativistas e agricultores familiares e tem na alternância pedagógica e na agroecologia, uma prática diferenciada de educação, que resiste a atuação direta e indireta do agronegócio nesses territórios. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar como se dá a dinâmica socioeducacional e as experiências de formação na CFR- HOF, enquanto estratégias de resistência ao monocultivo do dendê (Elaeis guineenses), que afeta suas plantações, e a prática de mineração, com a extração do seixo no leito do rio, que tem afetado seu próprio curso. Para compreender essa dinâmica, fizemos uso da observação participante, com entrevistas e rodas de conversas, nos concentrando nas atividades realizadas durante as alternâncias. Concluímos que esta modalidade de ensino tem em sua essência, um diferencial que diz respeito a sensibilidade, resistência e respeito à cultura dos povos que a escola/casa recebe.
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