Entrevista: A crise da legitimação do neoliberalismo e a colonização da crítica ética pelas corporações rumo a uma plutocracia corporativa? Com Alessandro Bonanno

Paulo André Niederle, Etho Roberio Medeiros Nascimento, Elcio Nascimento Costa

Resumo


Professor da Universidade Estadual Sam Houston, Texas, Alessandro Bonanno é um dos expoentes da sociologia da agricultura e alimentação. Suas publicações sobre os impactos dos processos de globalização para a reorganização das relações de produção e trabalho na agricultura são referências obrigatórias nos estudos rurais. Dentre suas publicações mais recentes estão: “The Legitimation Crisis of Neoliberalism: The State, Will-Formation and Resistance” (2017); “Geographical Indication in the Development and Democratization of Global Agri-Food” (2019), organizado com Kae Sekine and Hart Feurer; “Resistance to Neoliberal Agri-Food System: A Critical Analysis” (2018), com Steven Wolf; e “Labor Relations in Globalized Food” (2014), organizado com Josefa Salete Cavalcanti.

Com inúmeras pesquisas no Brasil desde meados dos anos 1990, sobretudo na região Nordeste e em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alessandro Bonanno acumula um vasto conhecimento sobre o Brasil. Aproveitando mais uma vinda para o país, em dezembro de 2019, tivemos a oportunidade de recebê-lo na UFRGS para uma palestra sobre sua mais recente pesquisa acerca da reestruturação do mercado global de carne em face da emergência de novas alternativas em termos de produtos substitutos. Na ocasião, realizamos esta entrevista que reconstitui alguns passos da sua trajetória acadêmica e apresenta sua interpretação para os processos mais gerais de reestruturação do sistema agroalimentar contemporâneo em face do que define como uma crise de legitimação do neoliberalismo e o avanço do domínio corporativo, que tem habilmente se apropriado das críticas cívicas que os movimentos sociais, até então, construíram ao modelo de produção dominante.

 

Palavras-chave


Sociologia da Agricultura; Alimentação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Centro Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento (CISADE) - Campus Centro 

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR/UFRGS

Av. João Pessoa, 31   1º andar
Porto Alegre/RS   CEP: 90040000