CONSERVATÓRIO MUNICIPAL DE MÚSICA DE BAGÉ (1904-1906): MARCO LEGAL E CONDIÇÕES DE ACESSO DO PRIMEIRO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DO RIO GRANDE DO SUL.
Palavras-chave:
Palavras-chave, Sociologia da Educação Musical. Conservatórios. Bagé. / Keywords, Sociology of Music Education. Conservatoires. Bagé.Resumo
Resumo
O presente trabalho apresenta uma análise do marco legal e das condições de acesso do primeiro conservatório oficial da história do estado do Rio Grande do Sul e quarto do Brasil. A fonte documental consultada foi constituída de todas edições do jornal O Dever publicadas entre 1901 e 1907 disponíveis no acervo do Museu Dom Diogo de Souza de Bagé. O referencial teórico empregado se baseia na sociologia processual de Norbert Elias. Os resultados da pesquisa permitem compreender o referido conservatório como fruto da iniciativa de Enrique Calderón de la Barca, (imigrante espanhol que chega à cidade no ano da fundação do conservatório) em parceria com a Intendência Municipal da cidade. Operando através de uma gestão colegiada e com condições de acesso bastante excludentes para a época, o conservatório operou entre 1904 e 1906 oferecendo um ensino de música distinto daqueles oferecidos até então à elite bagéense.
Abstract
This work presents an analysis of the legal framework and access conditions of the first official conservatory in the history of the state of Rio Grande do Sul and fourth in Brazil. The documents consulted were formed by all editions of the newspaper O Dever published between 1901 and 1907 available in the collection of the Museum Dom Diogo de Souza from Bagé. The theoretical reference is based on the processual sociology of Norbert Elias. The results of the research makes possible to understand the aforementioned conservatory as a result of the initiative of Enrique Calderón de la Barca (spanish immigrant who arrives in the city in the year of the foundation of the conservatory) in a partnership with the local City Hall. Operating through a collegial management and with very exclusive access conditions for the time, the conservatory operated between 1904 and 1906 offering a music teaching that were distinct from those offered until then to the local elite.
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