EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO NO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE PELOTAS: O ARQUIVO PESSOAL DE MÁRIO OSORIO MAGALHÃES

Autores

  • Chéli Nunes Meira UFPEL/IHGPEL
  • Liara Fagundes Echart Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ana Paula Barcelos UFPEL/IHGPEL
  • Maria Roselaine da Cunha Santos IHGPEL

Palavras-chave:

Palavras-chave, História de Pelotas. IHGPEL. Mario Osorio Magalhães. / Keywords, History of Pelotas. IHGPEL. Mario Osorio Magalhães.

Resumo

RESUMO
O presente artigo tem o objetivo de divulgar o acervo do professor, historiador e poeta Mario Osorio Magalhães, bem como a instituição de salvaguarda documental em que se encontra. Este material foi doado, após a sua morte, ao Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas, sendo composto por diversos documentos acumulados ao longo da vida pessoal e profissional de Magalhães, que é referência nos estudos acerca de Pelotas. No geral, os fundos arquivísticos disponíveis na instituição são de caráter privado, ou seja, podem ser definidos como “arquivos pessoais” e é nessa perspectiva que o arquivo de Magalhães será abordado aqui. Além disso, o texto apresenta a metodologia aplicada na organização do fundo arquivístico, que respeita as normas da gestão documental, e demonstrando nossas experiências no trato deste material.

ABSTRACT
This paper aims to publicize the personal collection of professor, historian and poet Mario Osorio Magalhães, as well as that of the Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas - IHGPEL (Pelotas Historical and Geographical Institute), an institution holding documentary protection status. The collection was donated to IHGPEL after his passing, and consists of several documents gathered along Professor Magalhães' personal and professional life, being a reference source for studies on the city of Pelotas. Overall, the archival collections available at the institution have come from private sources, that is, they can be defined as "personal collections" and it is in this light that professor Magalhães' archive will be focused by this study. In addition, the text discusses the methodology applied in documental fund organization, which meets document management standards, as a consequence of the experiences of this institution in handling this kind of material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chéli Nunes Meira, UFPEL/IHGPEL

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE-UFPEL), na linha de pesquisa de História da Educação, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior - CAPES. Graduada em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pelotas (ICH-UFPEL). Possui como principais áreas de interesses, investigações sobre as relações entre História e Memória, História da Educação, Ensino de História, História da Loucura e o conceito de Identidade.

Liara Fagundes Echart, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Culturas Políticas e Sociabilidades pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina. Bacharel em História pela Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora colaboradora no projeto de pesquisa "A História da Hotelaria em Pelotas na Primeira Metade do Século XX". Foi estagiária do IHGPEL no projeto "Atas da Câmara Municipal" e auxiliou na organização do fundo arquivístico professor Mario Osorio Magalhães.

Ana Paula Barcelos, UFPEL/IHGPEL

Graduanda Licenciatura  em História da Universidade Federal de Pelotas, estagiária do IHGPEL, transcritora e revisora no projeto "Atas da Câmara Municipal volume IV", auxiliar na organização do fundo arquivístico professor Mario Osorio Magalhães.

Maria Roselaine da Cunha Santos, IHGPEL

Especialista em Geografia do Brasil pela Universidade Federal de Pelotas, graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas. Exerceu a presidência do Instituto Histórico e Geográfica de Pelotas no período de 2010 a 2014. Atualmente é a 1ª secretária do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas e coordena o projeto Atas da Câmara Municipal de Pelotas. Possui como principais interesses as investigações sobre imigração e ocupação territorial do Sul do Brasil e neste espaço o culto ao Divino Espirito Santo.

Downloads

Publicado

2017-07-31