SANDRA PESAVENTO, ORIENTADORA, E A MULHER FIM-DE-SÉCULO SOB O OLHAR DOS CRONISTAS: REAÇÕES AO MOVIMENTO FEMINISTA INTERNACIONAL NO FINAL DO SÉCULO XIX, NUMA DISSERTAÇÃO DO SÉCULO XX
Palavras-chave:
Gênero. Representações. Imaginário. / Keywords, Genre. Representations. Imaginary.Resumo
RESUMO
Este artigo aborda o processo de elaboração de minha dissertação de mestrado, orientada pela saudosa Drª. Sandra Jatahy Pesavento, historiadora, professora e pesquisadora que, através de suas análises de crônicas e artigos, publicados na imprensa, nos deu a conhecer as transformações sociais que a modernidade trouxe a Porto Alegre. Suas obras são fontes inspiradoras dos estudos do urbano e das representações da mulher em Porto Alegre, no período 1891-1900, cuja temática foi abordada na referida dissertação, cujo objetivo foi demonstrar que as mesmas eram preconceituosas, do ponto de vista de gênero, construindo no imaginário da cidade uma visão negativa da emancipação feminina. O artigo explora, ainda, o processo produtivo relacionado à elaboração da dissertação, demonstrando não apenas a capacidade intelectual da professora Sandra, como sua estratégia segura e amorosa no trato com seus orientandos.
ABSTRACT
This article discusses the process of preparing my master’s dissertation, guided by the late Drª. Sandra Jatahy Pesavento, historian, teacher and researcher who, through her analysis of chronicles and articles.published in the press, made us aware of the social transformations that modernity brought to Porto Alegre. Her works are inspiring sources of urban studies and representations of women in Porto Alegre, in the period 1891-1900, whose theme was addressed in that dissertation, whose objective was to demonstrate that they were prejudiced, from the point of view of gender, building in the imaginary of the city a negative view of female emancipation. The article also explores the production process related to the elaboration of the dissertation, demonstrating not only Professor Sandra’s intellectual capacity, but also her safe and loving strategy in dealing with her students.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
São os termos de responsabilidade:
A submissão é uma declaração de aceitação dos termos e da ciência da não publicação das produções que o desrespeitarem.
Os conceitos e opiniões emitidos nos trabalhos publicados são de responsabilidade dos autores e a revista não necessariamente se filia a eles.
Os autores mantêm os direitos autorais de natureza pessoal e concedem à revista e ao Instituto Histórico e Geográfico o direito permanente de publicação e divulgação dos artigos em qualquer meio, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho após a publicação, incluindo em redes sociais de pesquisa, indexadores e outros meios.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Havendo, o autor deve declarar na produção os conflitos de interesse, as autorizações por comitês de ética, as fontes de financiamento e as agências de fomento.