A Ecocrítica e a Educação Ambiental no Ensino de História: uma proposta de análise a partir da revista Globo Rural

Autores

  • Denis Henrique Fiuza UNICENTRO

Palavras-chave:

Ensino de história, Preservação ambiental, Impressos, Ecocrítica.

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre a utilização da Ecocrítica na análise de fontes impressas sobre preservação ambiental nas aulas de história. O objetivo é refletir sobre o Ensino de História como uma ferramenta para a conscientização sobre a defesa do meio ambiente, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de compreender e analisar as ideias ecológicas presentes em seu cotidiano a partir das reflexões da ecocrítica. Além disso, abordamos a utilização de fontes impressas (jornais, revistas), como instrumentos de construção do conhecimento histórico e da consciência ambiental. A partir da revista Globo Rural apontamos uma análise crítica de seu conteúdo, destacando pressupostos da história ambiental e da ecocrítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Henrique Fiuza, UNICENTRO

Mestrando - Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná/UNICENTRO. Guarapuava, PR – Brasil.

Downloads

Publicado

2018-07-19

Edição

Seção

Dossiê Temático