Iniciação à docência: uma análise da produção bibliográfica do subprojeto História PIBID/UFRGS (2014-2018)

Lidiane Malaguês

Resumo


A presente comunicação pretende apresentar e analisar as produções bibliográficas realizadas pelos integrantes do subprojeto História PIBID/UFRGS entre os anos de 2014 e 2018 com o objetivo de dialogar com as experiências vividas em sala de aula, de aproximar o leitor do que está sendo construído e pensado pelos pibidianos durante o período analisado.

 


Palavras-chave


produção bibliográfica, PIBID, Ensino de História, iniciação à docência

Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, Gabriel; BAHLIS, Marcelo. Você e o museu: objetos, história e memória. Artigo submetido para publicação nos anais da XX Jornada do GT de Ensino de História da ANPUH/RS, 2014.

DE LIMA, Gabriel T.; LAUXEN, B. J. ; AZEVEDO, L. P. ; GRISA, L. . '68 FOI BALA': MEMÓRIAS DA RESISTÊCIA JULIANA À DITADURA. In: XX Jornada de Ensino de História e Educação: 20 Anos de Pesquisa em Ensino de História, 2014, Rio Grande. Caderno de Resumos 3 a 6 de novembro de 2014. Universidade Federal do Rio Grande - Furg. Rio Grande: FURG, 2014. v. 1. p. 71-72.

GUIMARÃES, André; EGGRES, Leonardo; MELO, Roberta; MEINERZ, Carla. Pensando outras perspectivas de história e a diversidade cultural através do brinquedo e das brincadeiras em diferentes espaços-tempos. Identidade! São Leopoldo, v.20, n.1, p.38-50, jan./jun. 2015.

LUVISON, F. e TRAVI, O. K. “Nacirema – América: Impactos do PIBID na formação continuada de docentes e licenciandos a partir de trabalho na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro/Porto Alegre”. In: COSTELLA, R. Z.; HOFSTAETTER, A; STURM, I. N. e UBERTI, L. (Orgs). Percursos da prática de sala de aula. São Leopoldo: Oikos, 2016. pp. 155-164.

NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História: São Paulo, v.13, n° 25//26, pp. 143-162, set. 92/ agos. 93.

OLIVEIRA, B. R.; SANTOS, D.; LIMA, G. T. Música Negra como Resistência: África, Brasil e Estados Unidos. In: XXI Jornada de Ensino de História e Educação, 2015, Caxias do Sul. XXI Jornada de Ensino de História e Educação, 2015. v. 2. p. 749-768.

PACIEVITCH, C. e TEIXEIRA, I. S. “Coordenação de área no PIBID – Subprojeto História UFRGS: duplos caminhos na formação docente”. In: COSTELLA, R. Z; HOFSTAETTER, A; STURM, I. N. e UBERTI, L. (Orgs). Percursos da prática de sala de aula. São Leopoldo: Oikos, 2016. pp. 143-154.

PALERMO, G. L..; PAVONI, M. P. . PIBID - História: Políticas Higienistas e o caso da Colônia Africana de Porto Alegre. O ensino de história pela análise de fontes. In: PIBID em movimento: trânsitos e mixagens na formação inicial e continuada da docência / Organizadoras Andrea Hofstaetter, Luciane Uberti e Roselane Zordan Costella. – São Leopoldo: Oikos, 2017.

ROMERO, A.; SCHMIDT, B. B.; JARENKOW, C.; BUCHOLZ, J. P.. Documentos Escolares: organização e usos pedagógicos (um exercício no acervo do Cap/UFRGS). Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online), v. 7, p. 79, 2015.

SEFFNER, Fernando; TRAVI, Otávio Klein; FRAGA, Cassiano. Política, História, Ídolos e Cultura Escolar: Opiniões de estudantes da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro – Porto Alegre. Artigo submetido e apresentado na XX Jornada do GT de Ensino de História da ANPUH/RS, 2014.

TEIXEIRA, Igor S.; PEREIRA, Nilton Mullet. “Idade Média nos currículos escolares: as controvérsias nos debates sobre a BNCC. In: Diálogos v. 20 n. 3 (2016), 16-29, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973