A reflexão da prática docente a partir da experiência junto ao PIBID

Leonardo Severo de Lara

Resumo


O presente relato busca refletir sobre a minha prática docente a partir da experiência junto ao Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). Trajetória que se iniciou no ano de 2015, junto às turmas de 3º anos do ensino médio, disciplinas de História e Sociologia. Para além da reflexão sobre minha prática, a experiência junto ao Pibid e da docência compartilhada, possibilitou buscar estabelecer um diálogo entre esta prática e a teoria, a práxis pedagógica na lição de Paulo Freire. De igual maneira, promoveu a reflexão quanto ao diálogo de saberes, entre professor, estudantes da universidade e da escola básica. Com o objetivo de pensar estas questões a partir da minha prática docente, utilizo como mote duas atividades desenvolvidas com os alunos, que permitiram justamente estabelecer o diálogo entre a prática e a teoria, com respeito aos saberes dos educandos.


Palavras-chave


Educação; Teoria; Prática; Práxis; Diálogo.

Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

_______. Pedagogia do oprimido. 48ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? 1º edição. Belo Horizonte: Letramento, 2017.

TIBURI, Marica. Como conversar com um fascista: reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro. 1ª edição. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Record, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973