“O partido nazista era o PT da Alemanha?”: Relato docente sobre uma experiência com o ensino de história e o nazismo

Autores

  • Carolina Boschi Monteiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ignacio Fornos Angues Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação, História, Nazismo, Propaganda, Relato.

Resumo

Este relato tem como objetivo refletir sobre duas aulas ministradas no Colégio Estadual Júlio de Castilhos em julho de 2017 como parte das atividades do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Subprojeto História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As aulas foram elaboradas para uma turma de terceiro ano do Ensino Médio após a emblemática pergunta de uma aluna: “era o Partido Nazista o PT da Alemanha?”. Com o objetivo de complexificar o tema do nazismo e melhor discutir os acontecimentos que levaram a ascensão deste ao poder na Alemanha, foram planejadas aulas sobre a história do Partido Nazista e sua ideologia. Como recursos, foram utilizadas as propagandas do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, pois a nosso ver elas sugerem sobre das visões nazistas acerca da sociedade alemã daquele momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Boschi Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (edital 2014-2018) no sub-projeto História.

Ignacio Fornos Angues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (edital 2014-2018) no sub-projeto História.

Referências

BEL, Germa. Against the mainstream: Nazi privatization in 1930s Germany. The Economic History Review, Ofxord. vol. 63, n.. 1, p. 34-55, 2010.

EL KHOURI, Mauro Michel; MIRANDA, Luciana Lobo. Do consumo à produção de mídia por estudantes de escola pública em Fortaleza - Brasil. In: BARBALHO, Alexandre Almeida; MARÔPO, Lidia Soraya Barreto. (Orgs.). Infância, Juventude e Mídia - Olhares Luso-brasileiros. Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 77-94.

ESENWEIN, George. Socialism. In: HOROWITZ, Maryanne Cline (Orgs.). new dictionary of the history of ideas. Nova Iorque: Charles Scribners & Sons. v. 5, 2005, p. 2227 - 2235.

MARTINO, Luís Mauro Sá. A estética da propaganda política em Goebbels: Um estudo sobre a produção da publicidade a partir de seus Diários. Comunicação & política, v.25, n.2, p.035-053, 2007.

PEREIRA, Nilton Mullet. O Ensino de História e o Presente. Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 151-166, jan./jun. 2007.

PEREIRA, Nilton Mullet; GITZ, Ilton. Ensinando sobre o Holocausto na escola. Porto Alegre: Penso, 2014.

PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 90 (UFRGS. Impresso), v. 15, p. 113-128, 2008.

SABROW, Martin. The Use of History to Legitimize Political Power: The Case of Germany. In: SWOBODA, Hannes; WIERSMA, Jan Marinus (Orgs.). Politics of the Past: The Use and Abuse of History. Viena: Renner Institut, 2009, p. 97 - 104. Disponível em:<http://www.socialistsanddemocrats.eu/sites/default/files/2856_EN_politics_past_en_090603_1.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2018.

SEFFNER, Fernando. Saberes da docência, saberes da disciplina e muitos imprevistos: atravessamentos no território do ensino de História. In: BARROSO, Vera Lúcia Maciel. et. al. (Orgs.). Ensino de História Desafios Contemporâneos. Porto Alegre: EST Edições ANPUH RS, 2010, p. 213-230.

Downloads

Publicado

2019-01-10

Edição

Seção

Dossiê Temático - Relatos