“É imperialismo que nem o Donald Trump, sor?”: Um relato de experiência sobre Imperialismo no âmbito do PIBID

Bruno Corrales Pereira, Carlos Eduardo Barzotto

Resumo


Esse relato de experiência tem como objetivo narrar e problematizar uma experiência de sala de aula desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Subprojeto História/UFRGS e realizada pelos autores na Escola Estadual Júlio de Castilhos. Aqui, abordamos a criação da atividade sobre imperialismo e cultura, que tomou como eixos temáticos a situação da Grécia Antiga e o atual imperialismo global. Sendo assim, falaremos da observação das aulas que antecederam a prática e da inspiração para atividade, bem como da sua aplicação e problematização.


Palavras-chave


Ensino de História;PIBID;Imperialismo Cultural; Imperialismo clássico

Texto completo:

PDF

Referências


AMIN, Samir. O Imperialismo, Passado e Presente. Revista Tempo, Rio de Janeiro, nº 18, pp. 77-123.

ARRUDA, José Jobson de A.; PILETTI, Nelson. Toda a História – da modernidade à formação de novos impérios. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2008.

CASEMIRO, Thiago Bomfim, BRUNOW, Vanessa de Oliveira. História regional em sala de aula. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH-RIO, 2012.

COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral – volume único. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 1.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HOBSBAWN, Eric John. A era dos impérios: 1875-1914. Tradução Sieni Maria Campos; Yolanda Steidel de Toledo. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

MONTEIRO, Ana Maria. A história ensinada: algumas configurações do saber escolar. História e Ensino. Londrina, v.9, p.37-62, out. 2003. Disponível em 12075/10607 . Acesso em 17 nov 2017.

MONTEIRO, Ana Maria F. da C.; PENNA, Fernando de Araújo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 1, jan./abr. 2011, pp. 191-211.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa – Tomo 1. Tradução Constança Marcondes Cesar. 3. ed. Campinas: Editora Papirus, 1994.

SAID, Edward W. Cultura e imperialismo. Tradução Denise Bottmann, 1ª Edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe. (org.) O saber histórico na sala de aula. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2005. pp. 54-66.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973