Base Nacional Comum Curricular: a história disputada em duas versões

Autores

Palavras-chave:

BNCC, Entidades de classe, Cidadania, Análise de Conteúdo.

Resumo

Este trabalho pretende apresentar os resultados finais da pesquisa de Iniciação Científica intitulada “Base Nacional Comum: representações e desdobramentos”, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Margaria Dias. Nosso objetivo era compreender qual o ensino de História idealizado pelos críticos à primeira versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular. Para isso, tomamos como fontes seus posicionamentos por meio de cartas, notas e pareceres, analisando-os metodologicamente através da análise de conteúdo. Ao final, relacionamos os resultados obtidos à discussão acerca do papel do ensino de História para a formação cidadã, buscando compreender como tal compreensão dialoga com este papel do ensino de História.

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Biografia do Autor

Matheus Oliveira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em História pela Univerisdade Federal do Rio Grande do Norte, mebro do Grupo de Pesquisa espaços, Poder e Práticas Sociais e bolsista de Iniciação Científica (UFRN).

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Publicado

2019-01-10

Edição

Seção

Artigos