Relato de experiência de um projeto de extensão: a Folha da História

Luciano Everton Costa Teles

Resumo


O projeto de extensão em andamento teve como finalidade a criação de um jornal denominado Folha de História, periódico ligado aos acadêmicos do curso de História do CEST/UEA. O objetivo consiste em sublinhar, através do envolvimento da comunidade acadêmica do curso na experiência de construção de um impresso, a importância dos periódicos na sociedade e, em especial, na academia, sobretudo no processo de defesa e difusão de informações, ideias e opiniões.


Palavras-chave


Projeto de Extensão; História/CEST; Folha de História

Texto completo:

PDF

Referências


BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica: história da imprensa brasileira. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1990.

BARBOSA, Marialva. Como escrever uma história da imprensa? Texto apresentado no II Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, Florianópolis de 15 a 17 de abril de 2004.

CAPELATO, Maria Helena. Imprensa e História do Brasil. São Paulo: Contexto/Edusp, 1988.

CRUZ, Heloisa de Faria. São Paulo em papel e tinta: periodismo e vida urbana (1890-1915). São Paulo: EDUC, 2000.

FARIA E SOUZA, João Baptista, SOUZA, Monteiro de e BAHIA, Alcides. A Imprensa no Amazonas, 1851-1908. Manaus: Tipografia da Imprensa Oficial, 1908.

FREIRE, José Ribamar Bessa (Coord). Cem Anos de Imprensa no Amazonas (1851-1950): catálogo de Jornais. Manaus: Editora Calderaro, 1990.

GONÇALVES, Adelaide (orga.). Ceará Socialista – ano 1919. Florianópolis: Insular, 2001.

PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte. Folhas do Norte: letramento e periodismo no Amazonas, 1880-1920. Tese de doutorado em História. São Paulo: PUC, 2001.

RIZZINI, Carlos. O Livro, o Jornal e a Tipografia no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial, 1988.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. 4ª ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.

VIEIRA, Maria do Pillar et al. A Pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1989.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973