O ensino de História na escola: notas sobre o fazer científico nas ciências humanas

Autores

  • Vinícius Finger Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS

Palavras-chave:

Ensino de história, Filosofia da história, Escola, Educação.

Resumo

Este artigo, apresenta dinâmicas de análise sobre as ações de ensino de história e em consequência, de ciências humanas, na escola. O trabalho, longe de uma coletânea quantitativa de dados, pretende realizar uma análise qualitativa sobre os modos de pensamento, de policiamento, de disciplina e de ensino de história presentes nas escolas contemporâneas. Sobre os parâmetros filosóficos, políticos e científicos da produção e reprodução de conhecimento, nas instituições de ensino disciplinares. 

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Biografia do Autor

Vinícius Finger, Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS

Graduado em História pela UNISC.

Mestre em Educação pelo PPGEDU/UNISC.

Doutorando em História peplo PPGHIST/UNISINOS.

Professor da rede pública do estado do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2017-12-23

Edição

Seção

DT Ensino de História para a Democracia