O potencial pedagógico da Idade Média Imaginada

Autores

  • Nilton Mullet Pereira UFRGS
  • Bruno Chepp UFRGS
  • Guilherme Mais UFRGS

Resumo

A suposição de que o que se convencionou chamar de Idade Média imaginada não tem qualquer potencial pedagógico é uma premissa que a argumentação presente neste texto quer desconstruir, ao abordar dois modos de expressão muito comuns nos tempos atuais, a música e as séries televisivas.

Sem dúvida, é preciso considerar que há uma Idade Média contada na escola que remonta, ainda hoje, uma leitura iluminista e preconceituosa em relação ao medievo, apresentando-o como uma época de caos e trevas.

Por outro lado, verifica-se uma verdadeira obsessão por uma Idade Média imaginada, um medievo que se nutre da fantasia e da aventura. Diferente daquele medievo escolar, essa Idade Média imaginada, que é representada por Game ofThrones e Iron Maiden, encanta, aguça a imaginação e, quem sabe, permite a produção conceitual.

O que pretendemos pensar é justamente o encontro dessas duas Idades Médias: uma que torna o conhecimento tão árido e mecânico, longe tanto das possibilidades de imaginação dos estudantes, quanto da pesquisa histórica sobre o medievo; e outra que, ao afirmar uma realidade inexistente, senão na imaginação, reforça uma visão mística e mágica sobre o período. Esse encontro vale-se da seriedade da pesquisa histórica e do conhecimento da realidade medieval, sem deixar de se valer do jogo e da fabulação da música e da imagem em movimento, na tarefa da construção dos conceitos nas aulas de história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton Mullet Pereira, UFRGS

Doutor em Educação pela UFRGS. Professor da FACED/UFRGS.

Downloads

Publicado

2016-03-29